Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 14 de Julho de 2015 às 07:31

    Imprimir


A polícia israelense prendeu nesta segunda-feira (13) em Jerusalém o palestino Khader Adnan, que foi libertado no domingo por Israel após uma longa greve de fome que fez dele o símbolo da luta contra a detenção administrativa, uma prisão sem julgamento.


"Khader Adnan foi preso porque ele não tinha o direito de estar na cidade velha de Jerusalém, cujo acesso não é permitido aos palestinos da Cisjordânia com menos de 50 anos, quando ele tem apenas 37 anos", indicou à AFP a porta-voz da polícia Luba Samri.

Adnane, 37 anos, estava preso há um ano no regime de detenção administrativa, que permite uma reclusão por períodos de seis anos renováveis de maneira indefinida.

O palestino interrompeu a greve de fome no fim de junho, depois de um acordo entre seu advogado e as autoridades penitenciárias israelenses e foi transferido a um hospital.

Adnane foi detido pouco depois do sequestro e assassinato de três jovens israelenses, crimes que provocou centenas de detenções de palestinos na Cisjordânia ocupada.

Em 2012, ele permaneceu 66 dias em greve de fome - tomou apenas vitaminas e sal - para denunciar sua detenção e foi libertado. Na segunda greve de fome, o palestino apenas bebeu água.

Atualmente, dos 5.686 prisioneiros palestinos em prisões israelenses, 379 se encontram em detenção administrativa, segundo cifras israelenses.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/415943/visualizar/