Custo elevado leva safra de girassol cair 44,5% em Mato Grosso
Foto: Viviane Petroli / AgroOlhar
Com safra "definida" Mato Grosso é responsável por 24,1% da produção nacional produção, em decorrência ao dólar em alta, foi um dos motivos para a redução de 44,5% da produção de girassol em Mato Grosso. O estado é responsável por 78% da produção nacional de girassol. Colheita tem duração de dois meses e ocorre em junho e julho. A saca de 60 quilos de girassol é encontrada em média a R$ 47.
Na safra 2014/2015 de girassol Mato Grosso semeou 73,8 mil hectares, 41,5% a menos que os 126,2 mil hectares do ciclo 2013/2014. Em termos de produtividade o recuo deverá ficar 5,2% menor. A produção cai de 203,3 mil toneladas para 112,8 mil toneladas.
Os dados são do 10º Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos, divulgado pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) na última semana. O relatório revela que o aumento do custo de produção com a alta do dólar, retirando a competitividade do produto, está entre os motivos que levaram os produtores a optarem pela redução.
"Este fato, aliado à manutenção dos preços pelas indústrias, fez com que a grande maioria dos agricultores que plantavam girassol migrassem para o milho segunda safra, onde os custos são menores e a lucratividade acaba compensando, visto que são culturas equivalentes, ou seja, o produtor pode optar pelo cultivo de ambas", destaca a Conab.
Comentários