Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 12 de Setembro de 2012 às 19:00

    Imprimir


No mês de outubro, o Ministério Público Estadual (MPE), em parceria com órgãos estaduais e instituições dará início ao projeto "Mato Grosso sem Fumaça". A ação tem como objetivo informar a sociedade sobre os malefícios provocados pelas queimadas, uso de tabaco e fogão à lenha. Cerca de 40 profissionais que irão atuar no projeto participarão, nesta quinta-feira (13.09), da segunda etapa de capacitação técnica. O curso terá início às 14h, na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá.

 


De acordo com a promotora de Justiça que atua na Defesa do Meio Ambiente Ana Luíza Ávila Peterlini de Souza, a primeira capacitação ocorreu no mês de julho, em Cuiabá. “Os técnicos capacitados são profissionais das áreas de Educação, Saúde e Meio Ambiente e acadêmicos dos cursos de Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Biologia e Nutrição. O treinamento prepara esses profissionais para sanar as dúvidas e repassar as informações necessárias à população”, disse.

 


Durante a capacitação, serão abordados temas referentes à Legislação e Educação Ambiental. Entre os assuntos estão: o papel do MPE e governo do Estado no combate às queimadas, noções básicas de legislação ambiental e práticas educativas voltadas à promoção da saúde pública. Os participantes também irão conhecer os instrumentos que serão exibidos durante o projeto, como a boneca que "fuma", vídeo e fascículo de Educação Ambiental. Os temas serão apresentados pela promotora de Justiça e pela gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação, Giselly Gomes.

 


A promotora explica que o projeto contará com uma estrutura inflável de 300 metros quadrados em formato de "pulmão", que terá um mini-auditório com capacidade para 60 pessoas para exibição do vídeo e três salas de exposição que abordarão os seguintes temas: Queimadas, Tabagismo e Fogão à Lenha. Durante a realização do projeto, os visitantes irão receber informações sobre as principais doenças respiratórias ocasionadas pela fumaça, danos ambientais causados pelas queimadas, dados estatísticos e legislação ambiental brasileira.

 


Os parceiros do projeto são: as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), Saúde (SES) e Meio Ambiente (Sema), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sociedade Mato-grossense de Pneumologia, Tribunal de Justiça, Unimed e Hospital São Mateus.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/41620/visualizar/