Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 22 de Julho de 2015 às 11:15

    Imprimir


A diminuição da oferta de gado para abate em Mato Grosso está ajudando a manter o preço da carne bovina em patamares ainda elevadosnas gôndolas dos supermercados, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Contudo, os valores pagos ao produtor pela arroba do boi gordo estão com leve declínio. Em julho, a queda é de 3% em relação a junho.


O total de animais enviados ao gancho no primeiro semestre deste ano foi 16,15% menor que o do mesmo período de 2014. “Esta redução foi resultante da baixa disponibilidade de animais prontos para o abate, tanto é que o estoque de machos acima de 24 meses foi o menor dos últimos cinco anos”, diz o mais recente boletim do boi divulgado pelo Imea.

 novas altas. Neste contexto, há um movimento de pressão nos preços da arroba por parte da indústria, porém, a escassez de animais terminados pode equilibrar a balança.

Nas gôndolas dos açougues e supermercados, o preço médio por quilo calculado pelo instituto, no decorrer de julho, foi de R$ 20,53 – alta de 1,07% em relação a junho. Já em comparação com julho de 2014, o preço está 17,20% mais elevado. Neste mês, o corte que teve maior alta foi o patinho, que subiu 5,48%. Já a costela registrou maior queda: 4,25%.

Fechamento de frigoríficos

Durante o primeiro semestre de 2015, ocorreu o fechamento de sete unidades frigoríficas em cinco macrorregiões do Estado. No total, foram nove plantas desativadas nos últimos 18 meses. Neste mês, apenas 64,3% de toda a capacidade frigorífica instalada está em operação e a média de utilização dessas unidades no último mês foi de 51,9%.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/416432/visualizar/