Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 23 de Julho de 2015 às 15:13

    Imprimir


Algumas obras que deveriam ter sido entregues para a Copa do Mundo do ano passado viraram criadouros do mosquito da dengue. Isso está acontecendo em Mato Grosso, como mostra o repórter Alex Barbosa.


Os operários não estão mais lá. Mas o capacete ficou, e cheinho de água parada. No que deveria ser um centro de treinamento para a Copa do Mundo do ano passado, a obra inacabada é um convite para que o mosquito da dengue entre em campo em meio a tantos possíveis criadouros. Caixas d’água ficam cheias toda vez que chove. O problema se repete nos trilhos do VLT, tipo de trem de superfície, mas que, lá, nunca saiu do lugar. São 22 quilômetros de lixo acumulado no canteiro de obras. E o resultado...

Arena Pantanal, estádio construído para a Copa do Mundo. E próximo, pelo projeto, deveria haver um lago bacana, bonito. Mas, abandonado, se transformou em um grande reservatório para água da chuva. É aí, já viu? Água parada. Ideal para a reprodução de vários bichinhos. Um perigo enorme para uma região onde a dengue tem preocupado tanto.

Entre janeiro e julho, o número de casos de dengue em Mato Grosso aumentou 81% se compararmos com o mesmo período do ano passado. Foram mais de 16 mil casos notificados. Cinco mortes confirmadas e outras seis ainda sob suspeita. Só em Cuiabá são quase 1.500 casos.

O Centro de Controle de Zoonoses informou que já notificou o governo do estado sobre o perigo de tanta água parada nas obras. Mas, para quem reclamar quando o lugar que deve fiscalizar também mantém um possível criadouro do mosquito?

“Nós vamos estar providenciando tomar áreas de providências. Nós estamos passando por uma reforma também. Então, isso vai estar justificando que se faça a eliminação desse criadouro”, disse Alessandra Carvalho, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses.

A Secretaria das Cidades de Mato Grosso informou que vai tomar providências para que as obras sejam acompanhadas por profissionais de saúde.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/416518/visualizar/