Metas Unemat discute planejamento para os próximos 10 anos
A Universidade do Estado de Mato Grosso está realizando o Planejamento Estratégico Participativo (PEP) para os próximos 10 anos. Com a participação da comunidade acadêmica, a proposta é traçar metas que possam nortear as ações da Unemat a curto médio e longo prazo. As discussões nesse sentido estão sendo realizadas em diferentes polos, e nesta semana está acontecendo em Cáceres e envolve também o campus de Pontes e Lacerda.
O Seminário do Planejamento Estratégico Participativo no campus de Cáceres teve início na manhã desta terça-feira (04) e contou com a presença da reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, secretário Adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Elias Andrade, diretor Político-pedagógico e Financeiro do campus de Cáceres, Antônio Malheiros, pró-reitores de Planejamento de Tecnologia da Informação; Pesquisa e Pós-graduação; Extensão e Cultura e de Administração: Francisco Lledo, Rodrigo Zanin, Alexandre Porto e Valter Danzer respectivamente e ainda dos dirigentes sindicais da Associação de Docentes e Sindicato dos Servidores Técnico-administrativos da Unemat: Luiz Jorge da Silva e Luiz Wanderlei dos Santos, além da professora Elizeth Gonzaga dos Santos Lima que é membro do comitê de coordenação.
A reitora da Unemat destacou a importância da participação coletiva na construção da Universidade. “Temos que saber propor ações que vão se concretizar. Nós precisamos refinar e regrar o que chamamos de exercício da autonomia. Nosso esforço nos próximos quatro anos é ajustar nossas ações para fazer um trabalho profissional, e para isso precisamos de planejamento”, afirmou. Ana Di Renzo lembrou ainda que esse é um trabalho intenso para todos os que estão imbuídos de ouvir a comunidade acadêmica e se tornarem multiplicadores na construção desse planejamento estratégico. “Que tenhamos um produto final em que a comunidade acadêmica se enxergue nesse lugar”, desejou.
O pró-reitor de Planejamento de Tecnologia da Informação, Francisco Lledo, que está conduzindo o PEP refletiu que é fundamental realizar um planejamento possível de ser realizado, com base nos números e no orçamento da Universidade, para não gerar o sentimento de frustração. Já o diretor Político-pedagógico e Financeiro do campus de Cáceres, professor Antônio Malheiros, lembrou que esse é um trabalho de guerra em que a Educação é quem sai ganhando por meio da participação coletiva na construção de um planejamento.
O secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, Elias Andrade, parabenizou a Unemat pela iniciativa de construir não um planejamento de gestão, mas de Estado, com vista a garantir políticas públicas claras no que diz respeito a Ciência, Tecnologia e Inovação. Ele lembrou ainda a Unemat tem papel fundamental nas discussões estaduais graças ao seu quadro de profissionais altamente qualificados e ações e
A professora Elizeth explicou que a proposta da gestão é capacitar a comunidade acadêmica a entender e a conhecer a universidade a fim de propor as ações e o planejamento. “Temos que saber onde queremos ir, quem seremos a partir do que somos. Nesse processo estamos conhecendo quem somos e quem queremos ser”, afirmou.
Como metodologia de trabalho o PEP divide as ações de momentos distintos, como a realização de seminários em diferentes polos em que são propostas reflexões com a temática da universidade pública e seus desafios a fim de capacitar os multiplicadores. Ainda haverá outras etapas como a análise diagnóstica, construção de diretrizes e construção das estratégias, a partir do trabalho dos membros de trabalho de cada campus, a fim de estabelecer os mecanismos de controle, acompanhamento e a consolidação do Planejamento Estratégico Participativo.
No seminário que está sendo realizado em Cáceres, nesta terça e quarta-feira, o professor Nelson Amaral, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e a professora Tereza Christina Aguiar Veloso, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) falaram respectivamente sobre as temáticas: “Universidade Pública e seus desafios: o PNE (2014-2024)” e “Universidade Pública e seus desafios: o contexto de Mato Grosso”.
Os trabalhos do Seminário seguem no período da tarde desta terça-feira com a apresentação dos números e dados da Universidade. Na quarta-feira, serão formadas equipes de trabalho.
A Unemat ainda vai realizar mais um seminário no polo de Tangará da Serra nos dias 11 e 12 de agosto. Toda a construção do Planejamento Estratégico Participativo tem o
Comentários