Cáceres terá Programa Cidade Digital
A Prefeitura de Cáceres está lançando um projeto digital que possibilitará o acesso em banda larga para toda a prefeitura, que terá a interligação de todas as repartições públicas. Escolas, PSFs e PAM, prédios da Ação Social e secretarias, internas e externas ao COC serão atendidas, o que vai proporcionar um serviço de melhor qualidade e rapidez à população cacerense, com a integração de todos os dados e setores. A comunidade também terá entrada gratuita a Internet através de cadastramento. O projeto será dividido em duas etapas. Na sua fase inicial, a prefeitura vai contemplar todos os PSFs e todas as escolas na zona urbana, com internet em alta velocidade e telefonia VOIP para facilitar a comunicação. Em uma segunda fase, a zona rural será atendida.
Após a conexão por rede , a Prefeitura lança o Projeto "Cidade Digital", que de início vai atender os servidores municipais. Após isto, vai disponibilizar o serviço de hotspot grátis para algumas praças. O acesso será feito via sistema e o cadastro efetivado através da internet ou na Prefeitura de Cáceres. Este cadastro será feito temporariamente, onde o munícipe terá um chave de acesso válida por algumas horas durante o dia, pois ainda não será um serviço contínuo. A população atendida tem que estar ciente que a o acesso a internet será livre, porém com algumas exigências. Conteúdos impróprios como pornografia, pedofilia e sites que façam apologia à violência ou racismo serão bloqueados pelo administrador.
O prefeito Francis Maris explica que o serviço de Internet é essencial para o município e vai trazer muitos benefícios para a cidade, principalmente para a Administração Municipal. "A tecnologia é apenas o meio para que possamos modernizar a gestão pública, oferecer novos serviços e facilidades para as pessoas, e principalmente levar aos habitantes uma nova perspectiva de cidadania", destaca o prefeito.
Para ele o projeto significa a disseminação de uma cultura digital, a inserção da comunidade local na sociedade do conhecimento e uma nova forma de organização territorial a partir de uma dinâmica de redes sociais com conectividade.
“Vamos cobrir a cidade de forma criteriosa, responsável, para que o sinal possa funcionar bem e atender a todos. Por isso o acesso será gradativo e com algumas regras, como estar em dia com o pagamento do IPTU”, revela.
Ele destacou o momento histórico para a cidade de Cáceres, que entra na Era Digital com um serviço de alta qualidade.
“A prefeitura dispõe hoje de uma fibra ótica de 10 MB que estará sendo ampliada exclusivamente para atender a demanda do município. A Prefeitura está investindo alguns milhões de reais só para a implantação da estrutura básica do projeto” divulga.
Francis ainda informa que o o custo mensal será compensado pelo aumento do pagamento do IPTU, ISS e outros impostos. Sobre a ampliação, ele disse que serão criados outros Pontos de Presença para disponibilizar mais sinal.
“Atualmente a prefeitura dispõe de três torres, sendo uma na SAEC, uma na escola CAIC e outra torre na Prefeitura. Teremos ainda torres na Cohab Nova, em cima da Caixa D’Água, na Serra do Boi Morto, para atender as comunidades Sadia, Paiol, Laranjeira e outras 10 comunidades. No Limão também vamos instalar uma para atender Limão, Sapicuá, Clarinópolis e outras comunidades do entorno. No Caramujo a torre vai contemplar o Distrito e as comunidades São Francisco, Santa Luzia e Pé de Anta. Dentro deste programa ainda é possível prover telefonia VOIP gratuita para que todos os usuários do sistema possam se falar, uso de computadores de baixo custo, acesso a sistema de antivírus online, orelhões livres em pontos estratégicos e futuramente, caso o projeto atinja suas metas, a prefeitura vai migrar esta rede para uma rede em fibra óptica”, finaliza.
Comentários