Cecílio Pinheiro, diretor do parque, afirmou que o incêndio ainda não adentrou aos limites do parque e que a maior preocupação é que com a vegetação seca, o fogo pode se alastrar rapidamente. “Principalmente em região de morro em que é extremamente difícil o acesso. É difícil para o brigadista chegar lá e ainda combater o fogo”, pontuou.
O diretor do parque informou ainda que mais brigadistas podem ser convocados. “Estamos tentando mobilizar outras brigadas e tentando também o apoio aéreo para transporte desses brigadistas”, afirmou. Ainda segundo Cecílio Pinheiro, além dos 35 brigadistas que já atuam no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a equipe foi reforçada nesta terça-feira (11) com mais 11 homens. Outros sete brigadistas devem chegar nesta quarta-feira para ajudar no combate ao fogo. “A medida que acharmos necessário vamos chamar mais brigadistas”, finalizou.
Incêndio
Focos de incêndio atingem desde a última sexta-feira (7) a vegetação da área externa do Parque de Chapada. Conforme Sandro Benevides do Carmo, que atua na gerência do fogo do parque, alguns focos já foram controlados. “A frente que ameaçava entrar na área da Salgadeira e no Portão do Inferno foi contida”, explicou, Segundo Sandro, ainda há vários focos de incêndio ao longo da rodovia MT-251 e em áreas próximas a chácaras.
Visitas ao parque
De acordo com Sandro Benevides, as visitas ao parque não sofreram nenhuma alteração. “Ainda não teve a necessidade de interditar para visitação. Só a fumaça, que está intensa no local”, afirmou.
Incêndio fica em área próximo ao parque (Foto: Robson Luiz / Prefeitura de Chapada dos Guimarães
Comentários