Interditado há um ano, viaduto da Copa é liberado em Cuiabá Tráfego de veículos foi liberado nesta quinta-feira (20) após reparos. Viaduto em forma de ferradura apresentou falhas logo depois de construído.
Trânsito foi liberado em viaduto nesta quinta-feira (Foto: Luiz Gonzaga/ TVCA)
O viaduto Jamil Boutros Nadaf, mais conhecido como viaduto da Sefaz, na Avenida do CPA, foi liberado para o trânsito de veículos nesta quinta-feira (20). A obra estava prevista para a Copa do Mundo, em junho de 2014, mas logo após a construção foi identificada a necessidade de reparos.
As obras de reparo começaram em fevereiro deste ano. O viaduto em forma de ferradura faz parte do conjunto de projetos de mobilidade urbana para a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), cuja obra está parada. Tem 278 metros de extensão e custou R$ 7,4 milhões.
Em fevereiro do ano passado, chegou a ser inaugurado em fevereiro, mas seis meses depois, passado o período da Copa, foi interditado para corrigir as falhas consideradas graves identificadas na estrutura.
Por precaução, em setembro de 2014, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) determinou que o viaduto fosse escorado de forma imediata.
Um relatório técnico entregue ao órgão à época pela extinta Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) reconheceu as falhas e informou que o conserto iria exigir o acréscimo de concreto e aço nos blocos de fundações e reforço na armadura.
Antes mesmo da liberação para o tráfego, já começaram a ser percebidas falhas na obra. A pavimentação do elevado foi reprovada pelo governo em 2013 e teve que ser trocada.
Comentários