Schin retira do ar propaganda sobre mulheres de Blumenau
Após receber reclamações de consumidores, a Schin decidiu retirar do ar a propaganda lançada na última sexta-feira (14) para promover uma campanha para a Oktoberfest, festa que ocorre todo o ano em outubro, emBlumenau (SC).
No filme "Promoção Schin Oktoberfest 2015", criado pela agência Leo Burnett Tailor, belas mulheres aparecem como operárias da construção civil, mecânica, caixa de supermercado e motorista de ônibus, em trajes sensuais.
O comercial, lançado em rede nacional e na web, foi considerado machista, sexista e de mau gosto. Nas redes sociais, consumidores reclamaram que o vídeo reforça estereótipos e deprecia a mulher catarinense.
Diante da repercussão negativa, a marca decidiu suspender a veiculação da propaganda e tirar o vídeo de suas páginas na internet. Apesar disso, o vídeo seguia disponível em alguns canais do YouTube.
Em comunicado, a Brasil Kirin, dona da Schin, disse que não teve a intenção "de discriminar ou ofender qualquer indivíduo ou região/cidade".
"Reforçamos o nosso respeito a cidade de Blumenau e ao estado de Santa Catarina, informando que a Brasil Kirin conduz seus negócios com retidão, ética, integridade e respeito pela dignidade de todos os seus públicos e, portanto, não concorda com qualquer tipo de discriminação", afirmou a empresa, em nota.
Mesmo com a retirada do comercial do ar, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu nesta quarta-feira (19) um processo para julgar a campanha.
Comentários