Alimentos que rejuvenescem a pele Dermatologista fala sobre como retardar o envelhecimento por meio do consumo de certos nutrientes
Com o avanço da idade, não tem como fugir das famosas rugas e linhas de expressão que marcam a pele. Mas é possível se prevenir e retardar o envelhecimento precoce por meio de um estilo de vida mais saudável.
Foto: AGB Photo Library
A alimentação é uma das preocupações mais importantes que estão relacionadas com o surgimento dos sinais da idade. Os alimentos são responsáveis por levar vitaminas e nutrientes ao organismo. Segundo a dermatologista Daniela Lemes, os principais agentes contra o envelhecimento são os antioxidantes. “ Essas substâncias podem ser encontradas em frutas e oleaginosas como castanha, amendoim (em pequena quantidade) e fibras como aveia”, aponta.
Confira a lista de alimentos que podem auxiliar na conquista da pele perfeita :
+ Salmão fresco, peito de peru, frango e atum;
+ Ovos e iogurte;
+ Avelã, nozes e amêndoas;
+ Aspargo, brócolis, espinafre, alface, rúcula, agrião e folhas escuras;
+ Frutas vermelhas, kiwi, maçã, limão, pêra e melão;
+ Azeite de oliva;
+ Água mineral.
É importante incluir boa parte desses alimentos no cardápio diário e evitar outra opções que podem ser preju di ciais, como frituras e opções industrializadas. Para evitar dar aquela escapada quando está fora de casa, lembre-se de preparar lanches ou marmitas de comida caseira. Consumir alimentos crus ao invés de cozidos, fritos ou assados proporciona uma melhor absorção dos nutrientes e antioxidantes pelo organismo.
Estilo de vida
Porém, de nada adianta ter uma alimentação saudável e balanceada, mas não cultivar outros hábitos para o bem-estar. A dermatologista destaca o tabagismo, a exposição solar inadequada e o consumo de bebidas alcoólicas como os principais fatores aceleradores do envelhecimento precoce da pele.
Dessa forma, o melhor a se fazer é se prevenir por meio de hábitos saudáveis e algumas mudanças de rotina. “É imprescindível aplicar protetor solar diariamente, mesmo se não for à praia/piscina”, recomenda a dermatologista. Além disso, adotar um estilo de vida saudável – praticando atividade física regularmente e alimentando-se de forma adequada – é a melhor saída para fugir das ruguinhas. Daniela ainda alerta que é importante beber bastante água e não consumir álcool com frequência. Cuide-se todos os dias e isso vai refletir na pele!
Comentários