Agência rebaixa nota da Volkswagen por escândalo de carros adulterados
A agência de classificação Standard & Poor's (S&P) rebaixou nesta segunda-feira (12) em um nível, de "A" para "A-" a nota de crédito da gigante automobilística alemã Volkswagen, abalada pelo escândalo dos carros com softwares manipulados.
A S&P colocou ainda o rating da companhia em perspectiva negativa, o que significa que a empresa pode voltar a ser rebaixada em um ou dois graus em um futuro próximo. Mesmo assim, aVolkswagen continua com grau de investimento de alta qualidade e baixo risco. Ainda que a empresa seja rebaixada novamente, ela ainda estaria entre as companhias com grau de investimento.
A agência já havia advertido no dia 24 de setembro sobre a possibilidade de um rebaixamento da montadora, que reconheceu ter instalado em onze milhões de veículos a diesel um sistema informático de falsificação de dados de emissões poluentes.
"A degradação reflete a avaliação de que a Volkswagen demonstrou deficiências em sua gestão e governança e em sua gestão de riscos", destacou o comunicado a S&P.
No mercado financeiro, a nota de um país ou companhia funciona como um "certificado de segurança" contra risco de calotes a investidores.
O escândalo derrubou do cargo o presidente-executivo da Volkswagen, Martin Winterkorn, que renunciou no dia 23 de setembro.
A montadora anunciou que reservou 6,5 bilhões de euros (cerca de R$ 29 bilhões) para enfrentar as potenciais consequências do escândalo, como multas.
Comentários