Números de casos da dengue duplicaram em MT
No último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) os casos da dengue tiveram um aumento de 124,6% a mais que no ano passado.
Entre 1º de janeiro a 16 de outubro deste ano foram notificados 23.168 novos casos em Mato Grosso. Em comparação com 2014, quando foram notificados 10.312 casos no mesmo período.
De acordo com a SES, no estado a incidência registrada é de 719 casos por 100 mil habitantes. Sinop continua como o município com maior número de notificações, com 3.242 casos.
Na capital já foram notificados 2.499 casos. Deste total, foram confirmados 1.450 casos da doença. Nesse período um óbito foi confirmado e outro se encontra em investigação. Esses números se referem a pessoas residentes em Cuiabá.
Várzea Grande e Rondonópolis também registraram números expressivos, com 1.938 e 1.869 casos, respectivamente.
Tendo em vista a situação de risco para epidemia, a SES recomenda às secretarias municipais de Saúde que mantenham a rede atenta para o diagnóstico precoce da doença e o manejo correto para que os óbitos sejam evitados. Além disso, estão sendo realizadas atividades de vistoria, orientação e prevenção, principalmente nos municípios silenciosos e de maior incidência.
Até o momento não foi confirmado nenhum caso de transmissão da doença chikungunya em Mato Grosso. No entanto, dois casos "importados" de febre chikungunya foram notificados.
Cuidados
A população mato-grossense deve continuar cuidando da limpeza de seus quintais para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.
A principal medida de prevenção é evitar água parada em qualquer tipo de recipiente.Os pacientes que apresentar sinais e sintomas das doenças devem procurar imediatamente os serviços de saúde e evitar o uso de medicamentos sem prescrição médica.
Comentários