Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 08 de Setembro de 2012 às 19:29

    Imprimir


O aterro municipal de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, deve ficar interditado até o dia 23 deste mês para receber resíduos de grandes geradores, como supermercados e construtoras. A medida é para recuperar a área e combater incêndios, comuns nesta época do ano, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura do município.

Antes dessa medida, estavam sendo trazidas aproximadamente 400 toneladas de lixo por dia e com a mudança esse número caiu pela metade. "Com o fogo, a fumaça, as operações dos caminhões de Cuiabá e Várzea Grande, a vida dos catadores estava sendo colocada em risco", afirmou Jorge Luís Gomes Alves, secretário-adjunto de Infraestrutura de Várzea Grande.

Os trabalhos de prevenção começaram nesta semana e, segundo os catadores, já estão surtindo efeito. "Tem risco de pegar fogo, da gente não estar no barraco e pegar fogo. Então, esse serviço está sendo importante para nós", disse a catadora Denives Rita da Silva.

Catadora de material reciclável há 17 anos, Icleide de Jesus passa mais tempo no aterro do que em casa. "Já tivemos que ir embora para casa durante o horário de serviço porque a gente não estava aguentando a fumaça", disse ela.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura de Várzea Grande, os grandes geradores de lixo de Cuiabá devem encaminhar o lixo para aterros particulares licenciados. O veículo que for flagrado despejando lixo no local deve ser multado.

Cuiabá tem dois aterros particulares. Um no bairro Pedra Noventa e outro na região do Jardim Vitória, na capital.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/41865/visualizar/