Equipamento trava e bombeiros resgatam jovem que fazia rapel em ponte; vídeo
Duas equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas na noite de segunda-feira, 7, por volta das 21h, para realizar o resgate de um esportista que fazia rapel na ponte Sérgio Motta, que liga as cidades de Cuiabá a Várzea Grande. Apesar do susto, os bombeiros não constataram nenhum ferimento ao rapaz após o resgate.
Um problema no equipamento empregado para a prática da atividade impediu que o rapaz efetuasse nenhuma manobra. "Ele ficou travado no cabo. Não conseguia subir ou descer”, explicou o comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Marcelo Augusto Reveles Carvalho. A unidade foi responsável pelo atendimento a ocorrência.
Segundo o comandante, a ponte é amplamente empregada para essa atividade, mas não é comum que a prática seja desenvolvida em período noturno em decorrência da ausência de visibilidade.
“O ideal é que para essas atividades se procure um profissional habilitado e que e realize a devida verificação dos equipamentos, sempre com a devida orientação. Também é aconselhável que em casos de chuva ou ventania que a prática seja abortada”, aconselha.
O rapel é uma atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres bem como outras edificações.
Confira o vídeo:
Comentários