Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 27 de Janeiro de 2016 às 12:37
Por: Herbert de Souza

    Imprimir


As faculdades particulares do município estão ofertando 424 vagas para cursos superiores por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Pelo sistema, o estudante só começa a pagar as mensalidades após a conclusão da graduação. Até 100% dos valores podem ser financiados. As inscrições estão abertas desde ontem e serão encerradas na sexta-feira (29). Em Sinop, a maior parte das vagas é para graduação em Educação Física, com 64 oportunidades. Engenharia Civil e Pedagogia ofertam 42 vagas, cada.

Direito tem 30 oportunidades. Há também vagas para interessados em cursar Administração (24); Análise de Sistemas (18); Arquitetura (4); Biomedicina (25); Biomedicina (25); Ciências Contábeis (30); Jornalismo (5); Enfermagem (23); Engenharia de Produção (15); Engenharia Elétrica (3); Estética e Cosmética (9); Farmácia (12); Gestão de Recursos Humanos (5); Nutrição (14); Odontologia (14); Psicologia (21) e Redes de Computadores (5). No Brasil, o Fies oferece, nesta edição, 250.279 financiamentos, em 25.323 cursos de 1.337 instituições privadas de ensino superior. Segundo o Ministério da Educação, 63% das vagas são em áreas prioritárias, como formação de professores, de engenheiros e de profissionais da área de saúde.

O programa oferece financiamento de cursos em instituições privadas de ensino a uma taxa efetiva de juros de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, mais de 2,1 milhões de estudantes participam do programa. 

O processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2016 terá chamada única e lista de espera. Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única serão incluídos na lista de espera para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados no dia 1º de fevereiro. Pode se inscrever no processo seletivo o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas. O candidato não pode ter tirado 0 na redação do Enem. Além disso, precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos (R$ 2,2 mil). 

O interessado em obter o financiamento poderá se inscrever em um único curso e turno entre aqueles com vagas ofertadas. Durante o período de inscrição, ele poderá alterar sua opção de vaga, bem como fazer o cancelamento. Os estudantes serão classificados de acordo com as notas no Enem na edição em que tiver obtido a maior média. Outras informações estão disponíveis no site do Fies. 





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário