Faculdades em Sinop oferecem mais de 400 vagas pelo Fies
As faculdades particulares do município estão ofertando 424 vagas para cursos superiores por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Pelo sistema, o estudante só começa a pagar as mensalidades após a conclusão da graduação. Até 100% dos valores podem ser financiados. As inscrições estão abertas desde ontem e serão encerradas na sexta-feira (29). Em Sinop, a maior parte das vagas é para graduação em Educação Física, com 64 oportunidades. Engenharia Civil e Pedagogia ofertam 42 vagas, cada.
Direito tem 30 oportunidades. Há também vagas para interessados em cursar Administração (24); Análise de Sistemas (18); Arquitetura (4); Biomedicina (25); Biomedicina (25); Ciências Contábeis (30); Jornalismo (5); Enfermagem (23); Engenharia de Produção (15); Engenharia Elétrica (3); Estética e Cosmética (9); Farmácia (12); Gestão de Recursos Humanos (5); Nutrição (14); Odontologia (14); Psicologia (21) e Redes de Computadores (5). No Brasil, o Fies oferece, nesta edição, 250.279 financiamentos, em 25.323 cursos de 1.337 instituições privadas de ensino superior. Segundo o Ministério da Educação, 63% das vagas são em áreas prioritárias, como formação de professores, de engenheiros e de profissionais da área de saúde.
O programa oferece financiamento de cursos em instituições privadas de ensino a uma taxa efetiva de juros de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, mais de 2,1 milhões de estudantes participam do programa.
O processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2016 terá chamada única e lista de espera. Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única serão incluídos na lista de espera para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados no dia 1º de fevereiro. Pode se inscrever no processo seletivo o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas. O candidato não pode ter tirado 0 na redação do Enem. Além disso, precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos (R$ 2,2 mil).
O interessado em obter o financiamento poderá se inscrever em um único curso e turno entre aqueles com vagas ofertadas. Durante o período de inscrição, ele poderá alterar sua opção de vaga, bem como fazer o cancelamento. Os estudantes serão classificados de acordo com as notas no Enem na edição em que tiver obtido a maior média. Outras informações estão disponíveis no site do Fies.
Comentários