Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 26 de Maio de 2016 às 14:06
Por: André Garcia Santana - Olhar Direto

    Imprimir


Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto
Radares na Avenida Emílio Vicente Vuolo, na Morada do Ouro
Radares na Avenida Emílio Vicente Vuolo, na Morada do Ouro

Criticada por milhares de cuiabanos, principalmente por sua função de punição de infrações com multas, a instalação de radares pela cidade, iniciada em 2014, mostra avanços na redução de acidades. Exemplo disso são as avenidas República do Líbano, no bairro Alvorada, e Emílio Vicente Vuolo, na Morada do Ouro, que zeraram o número de acidentes desde o início da fiscalização eletrônica. As informações são do Secretário de Mobilidade Urbana do município, Thiago França.


Leia mais:
Com aumento na fiscalização e implantação de 200 faixas de pedestres, campanha 'Maio Amarelo' é lançada


Com relação às acusações de que os radares funcionariam como “indústria de multa”, França rebateu dizendo que se a situação existe, é porque há uma “indústria de infração”. “Eu também sou contra as multas, gostaria que não fossem aplicadas. Mas para quem reclama, isso é muito fácil de resolver, se não quiser ser multado é só respeitar a velocidade. Se existe um limite imposto por lei, é necessário que haja fiscalização.”

De acordo com ele, não há previsão para nova aquisição e montagem de radares para Cuiabá, que conta com mais de 200 aparelhos, dentre lombadas eletrônicas, radares fixos, e avanços semafóricos. Presente no lançamento da campanha mundial Maio Amarelo, para conscientização no trânsito, no início do mês, o secretário destacou que os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de saúde pública no Brasil. Em seguida, foi anunciada a implantação de 200 faixas de pedestre pela Capital.

No encontro foi destacado que todas estas ações surgem com o objetivo preservar vidas e tem contribuído na redução de acidentes. No entanto, os projetos pertencem a uma mão dupla, e precisam de adesão de toda a sociedade, uma vez que todos são responsáveis por um trânsito mais digno, humano e com compromisso com a vida. Para o final de maio também foi anunciado o lançamento de um placar com informações atualizadas sobre o número de acidentes e aplicação de multas.

Maio Amarelo

Durante o período da campanha também foram realizadas blitz educativas e a fiscalização em pontos sensíveis, como a rodovia MT 251, que liga a Capital a Chapada dos Guimarães, será intensificada. França, explicou que o período faz referência data na qual foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, que começou em 2011 e vai até 2015.

A simbologia também se estende a cor da campanha, o amarelo, que iluminará monumentos, órgãos públicos, igrejas e estabelecimentos comerciais, como shoppings. “O amarelo foi escolhido porque é a cor da atenção e tem tudo a ver o proposta ‘Atenção pela Vida’. Durante a ação, que conta que a participação da Polícia Militar, Civil, Federal, contaremos com a ajuda da iniciativa privada, como a concessionária Rota do Oeste e shopping Goiabeiras”, disse França.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/419546/visualizar/