Desvios na AL
Ex-governador Silval depõe hoje em Cuiabá
O ex-governador Silval Barbosa (PMDB) deve deixar o Centro de Custódia na tarde desta terça-feira (31) para acompanhar a oitiva de uma testemunha em uma ação penal, na qual figura como réu.
Trata-se do processo a que ele responde por suposto desvio de verba da Assembleia Legislativa por meio de fraudes em licitação. Conforme o Ministério Público Estadual (MPE), Silval, na qualidade de primeiro-secretário, teria ordenado o pagamento de serviços que, na prática, não foram prestados.
O processo está sendo conduzido pela juíza Selma Rosane de Arruda, responsável pela 7ª Vara Criminal.
Na tarde de hoje a magistrada deve colher os depoimentos do ex-procurador jurídico da Assembleia Legislativa, Anderson Flávio de Godoi, arrolado como testemunha de defesa de Silval.
O ex-presidente do Legislativo, José Geraldo Riva, e o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Humberto Bosaipo, também são réus por suspeita de participação nesse mesmo esquema. As ações, entretanto, foram desmembradas.
Eles são acusados pelos crimes de fraude em licitação, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, supressão de documento, peculato e ordenação de despesa não-autorizada.
Os atos teriam sido praticados à época em que ele ainda era deputado estadual e ocupou o cargo de primeiro-secretário do Legislativo estadual.
O suposto esquema em certames se dava por meio de pagamentos por serviços não-prestados, ocultando a origem do dinheiro, com utilização de empresas.
Silval está preso há mais de oito meses em decorrência da operação Sodoma, que apura desvio de R$ 2,8 milhões por meio de fraude na concessão de incentivos fiscais. (KA)
Comentários