Não haverá concurso para professores neste ano em MT
O governador Pedro Taques (PSDB) reafirmou que não realizará concurso público para a Educação em 2016. Taques reconheceu que o setor necessita de contratações efetivas – já que 60% dos professores da rede estadual são interinos.
“Precisamos de concurso público, mas não posso fazer concurso este ano. Os nossos professores são competentes, mas 60% são contratados. Nós precisamos sim desses professores contratados, mas não neste número, que é o maior do país. Nós não temos espaço orçamentário para realizar concurso”, disse o governador.
O concurso público é uma das principais reivindicações do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep-MT).
A entidade afirma que a realização do concurso público é inclusive uma determinação do Ministério Público. “É inconcebível um quadro de profissionais com mais da metade ocupado por contratados. O contrato deveria ser uma exceção”, diz a dirigente sindical Leliane Borges.
Segundo o governador novos concursos estão em andamento na área da Segurança Pública. Estão previstas cerca de 900 novas vagas para investigadores de polícia, 300 escrivães e 125 delegados. Já para o Corpo de Bombeiros serão 100 novos soldados e mais 1.220 vagas para a Polícia Militar.
Comentários