Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 02 de Junho de 2016 às 16:10
Por: Lazáro Thor Borges - Olhar Direto

    Imprimir


O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT) ficou em segundo lugar no ranking de transparência relativo ao 1º trimestre de 2016. O ranking é conhecido como Tranparentômetro e é elaborado pelo Portal da Transparência do Ministério Público. Em levantamento passado, o órgão ministerial ocupou a 24º colocação.


Leia mais: Publicação de edital abre vagas em concurso para procuradores com remuneração inicial de R$ 24 mil

O primeiro lugar do ranking foi para o o Ministério Público Estadual do Mato Grosso do Sul/MPMS e o terceiro na lista foi o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). No total, o ranking é composto pelo CNMP, por 26 unidades do Ministério dos Estados e pelos quatro ramos do Ministério Público da União (Federal, Militar, Distrito Federal e Territórios e do Trabalho).

O Transparentômetro divulgado revelou que, em comparação ao ranking de março de 2015, houve substancial melhoria quanto ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei nº 12.527/11) e das Resoluções do CNMP nº 86/2012, 89/2012 e 115/2014. Portanto, verifica-se que a avaliação não consiste apenas no comprimento da LAI, mas busca maior aprofundamento por meio das três resoluções mencionadas.

Na primeira apuração do ano passado, dez unidades do MP brasileiro ficaram abaixo do índice de 70% de cumprimento dos itens analisados. Este ano, porém, todos os avaliados superaram o percentual. O diagnóstico demonstra que as unidades do Ministério Público e o CNMP têm conquistado melhorias.

Divulgado desde julho de 2014, o ranking é fruto do trabalho realizado pela Comissão de Controle Administrativo e Financeiro do CNMP (CCAF), que verifica, via de regra a cada três meses, o desempenho dos órgãos avaliados em relação a cerca de 250 itens. Esses critérios constam no Novo Manual do Portal da Transparência, cujo lançamento ocorreu em 2015.


A CCAF destaca que a maioria dos Ministérios Públicos vem atendendo a maior parte dos itens, o que pode ser percebido no relatório geral de cumprimento das referidas normas, conhecido como “Transparentômetro”. Essa metodologia permite saber quais itens estão sendo cumpridos, total ou parcialmente, quais estão sendo descumpridos e quais estão desatualizados, por MP. Dessa tabela se extrai o ranking nacional de cumprimento da transparência pelo Ministério Público.

Portal da Transparência

Conforme estipulado na Resolução CNMP nº 86/2012, o Portal da Transparência do Ministério Público é instrumento de controle social da execução orçamentária, financeira e administrativa dos Ministérios Públicos da União e dos Estados.

O Manual do Portal da Transparência foi elaborado pelo Comitê Gestor Permanente do Portal da Transparência do MP. O documento orienta e padroniza a divulgação de informações sobre a execução orçamentária, financeira e administrativa de todo o Ministério Público brasileiro.

Veja aqui o ranking do 1º Trimestre de 2016.

Veja aqui o Manual da Transparência do MP





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/419721/visualizar/