Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 03 de Junho de 2016 às 00:51
Por: MAÍRA NIENOW - Da Assessoria AL

    Imprimir


O espetáculo "Bullying – No Limite" é uma peça da CIA Paulista de Teatro que será apresentado no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, no dia 8 de junho, com exibição nos períodos matutino e vespertino, exclusiva e gratuita às escolas. Já a sessão noturna, marcada para as 20 horas, será aberta ao público com entrada social, cujo ingresso poderá ser adquirido por 2kg de alimentos não perecíveis.

O projeto bullying surgiu da necessidade de combater os maus-tratos físicos, verbais e virtuais, vivenciados por muitos estudantes. A intenção é conscientizar alunos e professores de que essa forma de agressão já é um dos maiores problemas de convivência entre os alunos, e que além de comprometer o rendimento escolar pode provocar marcas profundas. Em casos extremos, essa situação chega a afetar o estado emocional da pessoa de tal maneira que ela opta por soluções trágicas. Por isso precisa ser discutido pela comunidade escolar.

Segundo a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Aprapia), o conceito de bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, realizadas de forma voluntária e repetitiva que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando angústia e sofrimento, com objetivo de intimidar ou humilhar, sendo realizada dentro de uma relação desigual de forças ou poder e sem que a vítima tenha chance de se defender.

A peça é direcionada às crianças acima de 11 anos, aos adolescentes e para todos aqueles participam da comunidade escolar. Ela procura retratar justamente como estas agressões costumam ocorrer dentro do ambiente escolar e as consequências emocionais e psicológicas envolvidas. Qual o limite de uma brincadeira? Como saber e perceber quando uma brincadeira excludente ou até um apelido dado estão provocando um desmoronamento na auto estima da criança ou adolescente. E desta forma causar um trauma que influencie nos traços da personalidade ou no modo de se relacionar na vida adulta.

A Assembleia Legislativa através da Sala da Mulher apoia o projeto que visa promover conscientização e combater a violência nas escolas. Para a representante da entidade social da assembleia, Izaura Ribeiro “o teatro é uma ferramenta social importante para despertar a conscientização e promover a reflexão sobre esse tema tão importante para ser trabalhado pelas escolas. Pois todos precisam discutir sobre as medidas que precisam ser tomadas perante as situações de violência enfrentada por muitos jovens e estudantes”, afirmou. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/419745/visualizar/