Ferramenta
Mec lança Aplicativo para manter inscritos do Enem informados
Quase nove milhões de pessoas vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Pensando neles, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), desenvolveu um aplicativo para acompanhamento das informações sobre as etapas do exame por meio de smartphones e tablets. A ferramenta está disponível desde o dia 1º deste mês, podendo ser instalada nas plataformas Adroid, iOS e Windows Phone, apenas para consulta dos estudantes que se inscreveram no Enem 2016.
A novidade facilitará o contato com os participantes, além de auxiliá-los na organização pessoal, evitando atropelos de última hora diante do cumprimento dos prazos estabelecidos.
Dados como a situação da inscrição, cronograma, locais de provas, cartão de confirmação, gabaritos e resultados das provas também são disponibilizados.
O aplicativo oferece a função Alerta, que permite ao usuário selecionar quais informações ele deseja ser notificado quando forem atualizadas dentro do cronograma. Outra funcionalidade oferecida é o de check list das ações que forem concluídas relativas às etapas do Exame, facilitando a visualização das pendências.
No Mural de Avisos, o participante acessa os avisos e comunicados oficiais enviados pelo Inep. Em casos de dúvidas, a sessão ‘perguntas frequentes’ estará sempre disponível bem como as informações sobre o cadastro.
Segurança
Após a instalação do Aplicativo é necessário que o estudante insira o login e a senha que foram cadastrados no sistema de inscrição do Enem. E para garantir a segurança na utilização da ferramenta, a recomendação é baixar direto da loja de aplicativos do seu celular - Google Play (no Android), App Store (no iOS) e Windows Store (para Windows Phone) - e confirmar se o nome do desenvolvedor da ferramenta é o Inep.
Provas
As provas do Enem serão realizadas nos dias 05 e 06 de novembro. No primeiro dia serão aplicadas as provas de ciências humana e ciências da natureza e no segundo dia as de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.
Nos dois dias os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com início das provas às 13h30.
O Enem deste ano contou com 9.276.328 inscritos, mas nem todos tiveram a inscrição confirmada. De acordo com o Inep, o número é o segundo maior na história do exame, perdendo apenas para 2014, quando 9,4 milhões se inscreveram.
No ano passado, dos 8,4 milhões de inscritos, 7,7 milhões confirmaram com o pagamento do boleto ou isenção da taxa.
Comentários