Sustentabilidade
Secid compõe grupo de trabalho do programa “Empregos Verdes”
A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) será uma das integrantes do ‘Programa Empregos Verdes’, em Mato Grosso, iniciativa que alia crescimento e preservação ambiental. A coordenação ficará a cargo da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas). O objetivo principal é identificar ações desenvolvidas pelas entidades governamentais que incentivem a economia sustentável. A Secid participará da parceria com trabalhos voltados ao saneamento.
O secretário Eduardo Chiletto enfatizou a importância da integração ao Programa Empregos Verdes. “Não há como pensar em fomentar o turismo, sem pensar em saneamento. Para onde irão os resíduos produzidos? Aonde irá o esgoto, para natureza? O turista vai beber água suja? As secretarias precisam trabalhar em conjunto, e a Secid irá desenvolver um planejamento em saneamento para tudo aconteça da forma idealizada”, observou Chiletto.
O ‘Empregos Verdes’ será realizado em parceria com a Ação sobre Economia Verde (Page), que abrange agências da Organização das Nações Unidas, entre elas o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Além da Secid e da Setas, integram o projeto as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Agricultura Familiar (Seaf), Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Planejamento (Seplan), Meio Ambiente (Sema), Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional e Assessoria de Assuntos Internacionais.
Conforme o secretário da Setas, Valdiney de Arruda, a visão sustentável como negócio é uma tendência mundial e Mato Grosso não poderia ficar de fora. “Os países que superaram as dificuldades financeiras já possuem uma metodologia de trabalho baseada na conservação ambiental. E o Estado tem expertise para ingressar nesse sistema, várias entidades e órgãos do governo desenvolvem atividades baseadas nessa proposta. O que precisamos agora é fortalecê-las como política pública”.
De acordo com o coordenador nacional da OIT, Paulo Garcia de Souza, a Page está presente em dez países e Mato Grosso é o primeiro estado no Brasil a aderir ao programa. “O Estado só tem a ganhar. Estudos mostram que cinco novos postos de trabalho podem ser gerados por meio do Empregos Verdes. Isso mostra que aquele famoso dilema de que para gerar emprego é necessário destruir é falso, é possível conciliar a conservação ambiental com o crescimento econômico”.
(Com informações da Sema)
Comentários