Discussão
Maluf recebe Fórum Sindical para discutir pagamento da RGA Deputados estaduais e sindicalistas se reunirão com membros da equipe econômica do Governo nesta sexta-feira (10.06), às 11h, na Secretaria Estadual de Gestão
Com o objetivo de auxiliar na resolução do impasse referente ao pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores do Executivo, a Assembleia Legislativa assumiu a intermediação do diálogo entre o governo do estado e o Fórum Sindical.
Representantes do movimento foram recebidos nesta quarta (8) e quinta-feira (9) pelo presidente da Assembleia, deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), e outros deputados estaduais, para discutir uma solução para o problema. O não pagamento da reposição salarial culminou na greve de diversas categorias de servidores estaduais.
“A Assembleia está fazendo o seu papel de interlocução. A Casa está de portas abertas para ouvir as demandas dos servidores e também o que o governo tem a dizer e fará o possível para contribuir. Sabemos da importância do servidor público para a produção do nosso Estado e vamos dar continuidade ao diálogo”, afirmou o presidente Guilherme Maluf.
Após reunião com representantes do Fórum Sindical, na quarta-feira (08), o deputado estadual Guilherme Maluf e o líder do Governo na Assembleia, deputado Wilson Santos (PSDB), apresentaram as demandas do movimento ao governador Pedro Taques.
Em contrapartida, o governo propôs pagar 6% da RGA em três parcelas, sendo 2% em setembro de 2016 e o mesmo percentual nos meses de janeiro e março de 2017. Já os 5,28% que restarão para completar o total de 11,28% reivindicado pelos servidores, seriam pagos à medida que o governo conseguir aumentar a receita e reduzir o gasto com pessoal, que hoje está acima do limite de 49% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
O item que trata da retroatividade do pagamento ao mês de maio ainda será avaliado pela equipe econômica. A proposta foi exposta nesta quinta-feira (09) aos sindicalistas, que a consideraram um avanço, embora ainda não tenham decidido se vão aceitá-la.
“Sentimos que agora o governo está preocupado em fazer uma proposta, porque antes não havia isso. Essa conquista se deve aos deputados estaduais, que estão sensibilizados com a nossa situação. Agora, vamos aguardar o resultado da reunião de amanhã para deliberarmos”, disse James Rachid Jaudy, um dos coordenadores do movimento.
Nesta sexta-feira (10), deputados estaduais e sindicalistas se reunirão com os secretários de Estado de Gestão, Júlio Modesto, e da Casa Civil, Paulo Taques, para dar continuidade ao diálogo. O encontro será realizado às 11h, na Secretaria de Estado de Gestão (Seges).
“Em uma negociação, todos têm que ceder um pouco. O governo já se mostrou flexível ao propor o pagamento de 6% e do restante conforme redução do limite da LRF e os sindicalistas também têm que fazer uma reflexão sobre a atual situação do Estado”, ponderou Guilherme Maluf.
Participaram da reunião desta quinta-feira os deputados estaduais Guilherme Maluf (PSDB), Eduardo Botelho (PSB), Emanuel Pinheiro (PMDB), Janaina Riva (PMDB) Zé Carlos do Pátio (SD), Max Russi (PSB), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Pedro Satélite (PSD).
Na quarta-feira também estiveram presentes os deputados Wancley Carvalho (PV), Saturnino Masson (PSDB), Baiano Filho (PSDB), Sebastião Rezende (PR), Wagner Ramos (PSD) e Oscar Bezerra (PSB).
Transparência
Durante reunião com o Fórum Sindical, Guilherme Maluf reforçou a intenção da Assembleia Legislativa de contribuir para a recuperação das finanças do Estado e convidou representantes do movimento para participar das reuniões que serão realizadas semanalmente com os demais Poderes, a fim de propor soluções para a crise. “Temos que construir um entendimento juntos, por isso vamos manter esse canal de diálogo com servidores e o Governo”, salientou o parlamentar.
Comentários