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Cidades/Geral
Sexta - 10 de Junho de 2016 às 13:40
Por: Denise Soares Do G1 MT

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(Foto: Gcom-MT)
Canteiro de obras do VLT em Várzea Grande deveria passar por readequações
Canteiro de obras do VLT em Várzea Grande deveria passar por readequações

As obras de restauração viária nos canteiros centrais do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), emCuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, foram rompidas pelo Governo de Mato Grosso. O termo de rescisão de contrato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) que circulou nesta quinta-feira (9). A implantação do modal de transporte teve início em 2012, sofreu paralisação no final de 2014 e, agora judicializada, encontra-se sem previsão de conclusão.

O G1 tentou e não conseguiu contato com empreiteira AI Fernandes Serviços e Engenharia, empresa responsável pelas obras de readequação nos canteiros do VLT. A ordem de serviço foi assinada no final de março e tinha previsão de que as obras deveriam ser finalizadas dentro de 90 dias. Conforme o contrato, o custo total do serviço era de R$ 610,3 mil.

Os serviços tinham previsão de realização de terraplanagem, melhoria asfáltica – como restauração do pavimento, inserção de sinalização e faixas elevadas ao longo da via –, a limpeza dos canteiros e a recolocação das barreiras de concreto na parte interna dos canteiros centrais.

Segundo a Secretaria de estado de Cidades (Secid), o motivo do rompimento se deu pela 'desconformidade com o contrato em relação a prazo e qualidade dos serviços'. A secretaria diz que a empresa não cumpriu com o que foi previsto e questionou o pouco que foi feito. A Secid também identificou que as obras estavam paradas, no entanto, não especificou há quanto tempo. A pasta alegou que notificou a empresa sobre as desconformidades encontradas.

Depois dessa rescisão o governo pretende fazer um levantamento para verificar o quanto foi pago à empresa e o que de fato foi feito na restauração prevista no contrato. Ainda conforme a Secid, um novo processo de licitação deve ser aberto entre este mês e o mês de julho.

Como a empreiteira AI Fernandes Serviços e Engenharia foi a única interessada na licitação anterior, não houve possibilidade de convocar uma segunda empresa.

Obra do VLT
Iniciadas em 2012 e com previsão de serem concluídas em março de 2014, as obras do VLT, orçadas em R$ 1,477 bilhão, sempre andaram em ritmo lento, justificado pelo governo estadual como consequência de dificuldades para a remoção de interferências – como estruturas de telefonia, água e esgoto ao longo do trajeto de instalação dos trilhos – e desapropriações de imóveis.





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