Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 17 de Junho de 2016 às 15:25
Por: Da Agência Câmara - ND

    Imprimir


A comissão especial que estuda a unificação das polícias civis e militares promove novo debate na próxima terça-feira (21) sobre a fusão das duas corporações.

Desta vez serão ouvidos o consultor legislativo da área de Segurança Pública Fernando Carlos Walderley Rocha; a especialista em segurança pública Jacqueline Muniz; a representante da Open Society Foundations Fernanda Whately; e o coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de Brasília, Arthur Trindade Maranhão Costa.

Clarice Castro/Governo do Rio de Janeiro

Segurança - policiais - policiamento ostensivo

A fusão das polícias militar e civil não tem consenso entre as corporações

Tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar são ligadas aos governos estaduais, mas com missões diferentes. A Constituição determina que a Civil deve atuar na repressão e na investigação de crimes. Já a Militar, na prevenção da criminalidade e na preservação da ordem pública. A unificação enfrenta resistência das duas carreiras.

A audiência desta terça foi pedida pelos deputados Vinicius Carvalho (PRB-SP) e Subtenente Gonzaga (PDT-MG).

“É indispensável mapearmos as convergências e as discrepâncias entre a cultura que permeia as polícias civis e militares para diagnosticarmos o grau de dificuldade em unificá-las, sem perder a qualidade do serviço prestado à população brasileira”, diz Carvalho.

Já Gonzaga, que já foi integrante da polícia militar mineira, lembra que é preciso discutir também o treinamento, os cursos de formação e especialização e as remunerações dessas carreiras.

A audiência será realizada a partir das 10 horas, em local a definir.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/420172/visualizar/