Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 21 de Junho de 2016 às 11:12
Por: Diário de Cuiabá

    Imprimir


A Executiva municipal do diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) se reúne no dia 9 de julho para discutir estratégias eleitorais e definir se o partido lançará candidatura própria a prefeito de Cuiabá ou se opta pela construção de uma aliança. 


Na eleição de 2012 o PT concorreu a prefeitura de Cuiabá com o ex-vereador Lúdio Cabral e conseguiu chegar ao segundo turno, sendo derrotado pelo atual prefeito Mauro Mendes (PSB). Dois anos depois Cabral concorreu ao governo do Estado e perdeu para Pedro Taques, que disputou pelo PDT. Agora, não é mais considerado opção para um projeto político do PT por questões de cunho pessoal.

Por isso, avança a possibilidade de o PT firmar aliança com o PDT e indicar o vice-prefeito numa chapa encabeçada pelo ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva.

“Já houve duas reuniões preliminares com o PDT. Agora, dia 9 faremos uma reunião interna para discutir o futuro partidário. Se não houver consenso, os delegados dos partidos serão convocados para tomar uma decisão. Prevalecerá sempre a decisão da maioria”, disse o vereador Allan Kardec.

A tendência é de que o PT avance na composição com o PDT, pois recentemente o diretório estadual do partido rechaçou firmar aliança nos municípios com partidos que apoiaram a abertura do processo de impeachment da presidente da República Dilma Rousseff (PT), afastada do cargo em 11 de maio e aguardando o julgamento de mérito pelo Senado Federal da acusação de crime de responsabilidade, o que deve ser concretizado somente na primeira quinzena de agosto.

O PMDB e o PR são partidos que apoiaram o impeachment presidencial. Em Cuiabá, os peemedebistas trabalham a candidatura do deputado federal Valtenir Pereira ao Palácio Alencastro. “Não temos nada contra o Valtenir, podemos até apoiá-lo em um eventual segundo turno. Mas o diálogo com o PDT tem sido constante”, explica Kardec.

Pela nova legislação eleitoral, a escolha dos candidatos pelos partidos nas eleições municipais deve ser realizada até o dia 5 de agosto, data-limite das convenções partidárias. (RC) 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/420322/visualizar/