Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 22 de Junho de 2016 às 14:23
Por: Paulo Victor Fanaia Teixeira - Olhar Direto

    Imprimir


Foto: Ass. TJMT

Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, desembargador convidado

Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, desembargador convidado

A Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) retomará nesta quarta-feira (22) a apreciação dos habeas corpus protocolizado pelo ex-governador Silval Barbosa e seus ex-secretários de Estado, Pedro Jamil Nadaf e Marcel de Cursi. Os recursos seriam julgados no último dia 15, mas o desembargador Rondon Bassil Dower Filho declarou-se suspeito para ações envolvendo “Operação Sodoma”. O magistrado que ocupará o lugar de Dower Filho é Jorge Luiz Tadeu Rodrigues. A partir das 14h serão julgados quatro recursos, incluindo um pedido de suspeição contra a magistrada responsável pelas ações penais oriundas da “Sodoma”, na Sétima Vara Criminal, Selma Rosane Arruda.

Leia mais:TRF nega apelação da OAB-MT e mantém carteira de ex-juiz Julier Sebastião
No último dia 15, a Segunda Câmara Criminal foi pega de surpresa quando Rondon Bassil Dower Filho pediu suspeição faltando poucos minutos para apreciação dos habeas corpus. Como o próprio explicou, a suspeição se deu por conta da decisão proferida pelo seu colega, o desembargador Alberto Ferreira de Souza, que declarou o impedimento Leonardo Moro Bassil, filho de Rondon Bassil, de advogar nas ações derivadas da “Operação Sodoma”. Alberto de Souza ainda enviou o filho de seu colega para para o Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

Alberto de Souza, relator dos recursos, chegou a nomear o desembargador Luiz Carlos da Costa para compor o segundo vogal, mas a defesa, representada pelo advogado de Marcel de Cursi, Roberto Tardelli, contestou e a Segunda Criminal decidiu por suspender a apreciação.

Operação Sodoma:
Os fatos levantados pela Operação apontam que Silval Barbosa, no posto de líder de uma organização criminosa, moldou o Poder Executivo para que agentes públicos praticassem crimes de concussão, fraude a licitação, corrupção passiva, fraude processual, lavagem de dinheiro e extorsão.

Além do ex-governador, foram denunciados pela Sodoma: o ex-prefeito de Várzea Grande, Wallace dos Santos Guimarães; os ex-secretários de Estado, Marcel de Cursi, Pedro Jamil Nadaf, José Jesus Nunes Cordeiro, César Roberto Zílio e Pedro Elias Domingues; o filho do ex-governador, Rodrigo da Cunha Barbosa; o ex-deputado estadual José Geraldo Riva; Silvio Cezar Correa Araújo, Francisco Gomes de Andrade Lima Filho, Karla Cecília de Oliveira, Tiago Vieira de Souza, Fábio Drumond Formiga, Bruno Sampaio Saldanha, Antonio Roni de Liz e Evandro Gustavo Pontes da Silva.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/420428/visualizar/