Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 05 de Setembro de 2012 às 10:07
Por: Pollyana Araújo

    Imprimir


Produtores rurais e moradores da comunidade de Posto da Mata, em Alto Boa Vista, a 1.064 quilômetros de Cuiabá, mantêm o bloqueio na BR-158 nesta quarta-feira (5). De acordo com a Associação de Produtores Rurais da Gleba Suiá Missú, os manifestantes aguardam uma reunião com um representante do governo federal para tratar da decisão judicial que determinou a retirada de cerca de sete mil famílias da terra indígena Marãiwatsédé. A previsão é que essa reunião seja realizada na tarde desta quarta-feira.

"Vamos ouvir o que ele tem a propor, mas enquanto a decisão que determinou a retirada não for suspensa vamos manter o bloqueio", disse um produtor da região. Por determinação da Justiça Federal, os moradores devem deixar o local até o dia 1º de outubro deste ano. No entanto, os moradores defendem que os indígenas aceitem a proposta do governo estadual quanto a uma área de maior extensão no Parque Estadual do Araguaia e em troca desistam da Marãiwatsédé.

Com o tráfego de veículos impedido, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Barra do Garças permanece no local do protesto para orientar os motoristas sobre a interdição. No entanto, segundo a PRF, não existem rotas alternativas na região. Os motoristas só podem desviar por estradas que passam por dentro de fazendas. Os manifestantes estão liberando apenas a passagem para ambulâncias e carros de funerárias.

Em 2010, a Justiça reconheceu a terra como sendo dos índios xavantes. Na época, a maioria do Pleno do Tribunal Regional Federal da 1ª Região entendeu que os ocupantes não índios não têm direito à terra por se tratarem de "meros invasores da área, inexistindo possibilidade de ajuizamento de ação indenizatória". Em outra decisão de junho de 2011, o TRF garantiu a permanência dos não índios na área. Porém, em junho deste ano uma nova decisão revogou a anterior do mesmo tribunal, autorizando a retirada dos ocupantes não índios.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/42062/visualizar/