Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 24 de Junho de 2016 às 14:17
Por: Mariana Peres - Diário de Cuiabá

    Imprimir


Enquanto o Brasil contabilizou número recorde de registro de novas empresas no primeiro quadrimestre desse ano, puxado pelo Amapá, na comparação com os quatro primeiros meses de 2015, Mato Grosso andou na contramão exibindo retração de 6,4% no número de abertura de novas empresas na análise anual. Conforme dados divulgados ontem pela Serasa Experian, o Estado somou 12.124 novos empreendimentos. 


O país contabilizou 674.975 novas empresas, o maior registro para o período desde 2010, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas. O número é 4,1% maior que no primeiro quadrimestre de 2015, quando foram registrados 648.488 nascimentos.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o aumento de novas empresas no primeiro quadrimestre foi puxado exclusivamente pelo surgimento de novos microempreendedores individuais (MEIs). Este movimento tem sido determinado, principalmente, pela perda de postos formais no mercado de trabalho (aumento do desemprego no país) por causa da recessão econômica, impulsionando trabalhadores desempregados a buscarem, de forma autônoma e formalizados, alternativas econômicas para a geração de renda. O setor de serviços seguiu como o mais procurado, 63% do total de nascimentos, seguido das empresas comerciais (28,4%).

O Amapá foi o estado que registrou a maior elevação no período: 26,3%, seguido do Rio de Janeiro, 12,7% e Santa Catarina, 11,4%. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/420620/visualizar/