Eleições 2016
Crise faz prefeitos desanimarem com reeleição; 12 sinalizam desistência
De 30 prefeitos que poderiam disputar a reeleição este ano, em Mato Grosso, pelo menos 12 desistiram diante do agravamento da crise financeira que atinge diretamente as prefeituras. Dentre eles, estão os prefeitos de Nobres, Sebastião Gilmar Luís da Silva (PSD), e de Nossa Senhora do Livramento, Carlos Roberto da Costa, o Nezinho (PP), que já está no terceiro mandato.
O presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga (PSD), confirma a desistência deste grupo de 12 prefeitos, que estão insatisfeitos com a situação e acabaram decepcionados com a gestão pública.
“A dificuldade financeira, crise econômica do país, a situação da política. Tudo acaba influenciando, por isso, precisamos de um reforma política urgente”, disse Neurilan durante visita ao e ao RDTV.
O social-democrata explica que tem conversado com o grupo de prefeitos para tentar ajudar e até fazer com que mudem de ideia. “São pessoas de bem, que entraram para a política para contribuir, mas ficaram decepcionados, por isso, temos conversado para que possam disputar e continuar os trabalhos iniciados”.
Este será o último ano em que a reeleição será válida para pleito municipal devido à reforma eleitoral aprovada pelo Congresso no ano passado. Conforme o calendário eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a partir de 20 de julho iniciam as convenções, data na qual será permitida a deliberação sobre coligações e escolha de candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador.
Comentários