Abono Salarial
Pis Pasep: Pouco mais de 38 mil têm a receber em MT
Termina na próxima quinta-feira, dia 30, o prazo para sacar o abono salarial do PIS/Pasep referente ao ano-base 2014. Em Mato Grosso, 38.368 pessoas ainda não fizeram uso do benefício que pode ser retirado em agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. Até maio, conforme estatísticas do Ministério do Trabalho, 89,11% dos trabalhadores com dinheiro ao abono, que corresponde um salário mínimo (R$ 880), já realizaram o saque no Estado, ou seja, 313.948.
Em todo o país cerca de 1,38 milhão de trabalhadores ainda não fizeram o saque do benefício e conforme o próprio Ministério, foram pagos R$ 18,4 bilhões para mais de 22,2 milhões de trabalhadores, 94,14% do total.
Têm direito ao benefício os trabalhadores que tenham exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2014 e tenham recebido até dois salários mínimos por mês nesse período. Além disso, é necessário estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). O PIS é destinado aos funcionários de empresas privadas, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o PASEP, aos servidores públicos. Os recursos não sacados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT)
Comentários