Resgaste Histórico
Estudantes participam de comemorações do aniversário de Rosário Oeste
A Escola Estadual Professora Elizabet Evangelista Pereira comemorou os 155 anos de emancipação político-administrativa de Rosário Oeste (a 111 km de Cuiabá) com pesquisa histórica, danças e desfile cívico. Os estudantes do Ensino Médio Inovador da unidade foram convidados pela Fundação de Cultura e Turismo (Funcultur) a participar do 15º Evento Cultural e do Desfile Cívico Militar, realizados nos dias 24 e 25 de junho, dia do aniversário da cidade.
O objetivo era resgatar a história municipal. O evento começou a ser organizado na escola, onde os estudantes, coordenados pelos professores, realizaram pesquisas e entrevistaram moradores sobre vários temas da cultura rosariense. O resultado do trabalho foi apresentado para a população na noite da sexta-feira (24.06), no 15º Evento Cultural sob o tema “Rosário Oeste e sua Cultura”.
A diretora da unidade escolar, Maria Celia Martins, conta que o trabalho se transformou em uma aula de história, exibida de forma lúdica e dançante. Os estudantes que participam do Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola (Prinart) executaram o hino do município. O grupo ainda dançou rasqueado com a música Pixé e relembrou o antigo clube social, agora desativado, com coreografias e cantigas de roda, das décadas de 70 e 80.
Os jovens apresentaram a história da criação do município com a peça ‘Os capitães do mato e os escravos do século XVIII’. Os jovens lembraram também de características culturais e representaram a pesca e o linguajar rosariense.
Desfile
Para finalizar as comemorações, a escola participou do desfile Cívico Militar, com tema de aniversário do município, realizado no sábado (25.06) na Avenida Coronel Artur Borges. “A escola levou para a avenida mais de 20 pelotões de alunos caracterizados e uniformizados mostrando novamente para a população as riquezas de nossa terra”, destacou a diretora.
Na oportunidade, a escola estreou a ‘Fanfarra Elizabet’, composta por estudantes do Projeto Prinart com um total de 50 membros, entre instrumentistas, corpo coreográfico e balizas. Esses jovens conduziram os pelotões da escola durante o desfile.
Autoridades como o prefeito do município, João Balbino, o secretário Municipal de Cultura Gilson Silva, e vereadores prestigiaram o desfile.
Comentários