Eleições 2016/Cuiabá
Julier será lançado candidato no dia 30 Grande ato com participação de lideranças nacionais do PDT para lançar candidatura a prefeito de ex-juiz federal
O PDT caminha para oficializar em convenção partidária no dia 30 deste mês a candidatura a prefeito de Cuiabá do ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva.
A cúpula do partido se movimenta para transformar o ato em um grande evento político com a participação do ex-ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e o ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, considerado pré-candidato a Presidência da República.
Presidente da comissão provisória do PDT em Cuiabá, o ex-juiz Julier Sebastião da Silva tem costurado uma aliança com o Partido dos Trabalhadores (PT) que avalia a possibilidade de indicar o candidato a vice-prefeito e outros partidos considerados nanicos para agregar principalmente lideranças comunitárias que façam articulações em bairros da periferia em favor de sua candidatura.
O Partido dos Trabalhadores (PT) promove neste sábado (9) um grande encontro a fim de definir o caminho a ser seguido no pleito deste ano. Na oportunidade, a legenda deve referendar apoio à candidatura do ex-juiz federal Julier Sebastião para prefeito de Cuiabá, segundo o presidente regional do PT, Willian Sampaio.
“Estamos conversando com todos que estão na oposição do prefeito Mauro Mendes e que se dispõem a fazer de Cuiabá uma cidade melhor. Vamos continuar as conversas. Tudo está aberto”, afirma.
Um dos responsáveis pelas conversas com os partidos para fortalecer o projeto do PDT é o presidente do diretório estadual do PDT, deputado Zeca Viana.
Conforme apurado nos bastidores, as conversas estão adiantadas com o PRP, PTB e PCdoB. No entanto, a primeira sigla faz parte da base do prefeito Mauro Mendes (PSB) e o PCdoB também mantém conversas com o PMDB.
A tendência é que o PT avance na composição com o PDT, pois recentemente o diretório estadual do partido rechaçou firmar aliança nos municípios com partidos que apoiaram a abertura do processo de impeachment da presidente da República Dilma Rousseff (PT), afastada do cargo em 11 de maio e aguardando o julgamento de mérito pelo Senado Federal da acusação de crime de responsabilidade, o que deve ser concretizado somente na primeira quinzena de agosto.
Pela nova legislação eleitoral, a escolha dos candidatos pelos partidos nas eleições municipais deve ser realizada até o dia 5 de agosto, data limite das convenções partidárias.
Até o momento, são pré-candidatos ao Executivo municipal o atual prefeito Mauro Mendes (PSB), que ainda não confirmou publicamente a reeleição, a ex-senadora Serys Slhessarenko (PRB), o procurador da Fazenda Nacional Mauro César Lara de Barros (PSOL), e o historiador Renato Santana pela Rede Sustentabilidade, partido nacionalmente conduzido pela presidenciável Marina Silva.
Comentários