Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 08 de Julho de 2016 às 14:49
Por: Lucas Rodrigues - Midia News

    Imprimir


O ex-secretário de Estado Pedro Nadaf: rebanho será leiloado
O ex-secretário de Estado Pedro Nadaf: rebanho será leiloado

A juíza Edleuza Zorgetti Monteiro, diretora do Fórum de Cuiabá, marcou para o dia 28 de julho, às 14h, o leilão das 714 cabeças de gado pertencentes ao ex-secretário de Estado Pedro Nadaf, preso desde setembro do ano passado no Centro de Custódia da Capital, por conta da Operação Sodoma.

A decisão é da última quinta-feira (07). O rebanho, avaliado em R$ 850 mil, havia sido sequestrado por determinação da juíza Selma Arruda, da Vara Contra o Crime Organizado da Capital.

O leilão ocorrerá na Central de Apreensões do Fórum de Cuiabá. Caso não seja arrematado no dia 28, os bovinos serão leiloados no dia 11 de agosto, no mesmo horário.

O dinheiro arrecadado deverá ser usado como garantia de possível ressarcimento aos cofres públicos, caso Nadaf seja condenado na ação penal.

O rebanho de Nadaf foi descoberto coma delação do ex-secretário de Estado de Administração, César Zílio, na 2ª fase da Sodoma.

Zílio relatou que Nadaf adquiriu dele e de seu pai, Antelmo Zílio, um total de 1.200 cabeças de gado, entre 2012 e 2014, de forma clandestina, “buscando ocultar a origem e localização de bens”.

MidiaNews/Reprodução

edleuza zorgetti e forum de cuiabá

A juíza Edleuza Monteiro, que marcou o leilão

Deste total, 486 cabeças já teriam sido vendidas e as outras 714 cabeças estariam nas Fazendas Campo Alto e Santa Bárbara, que são administradas por Cézar Zílio.

Em sua delação, Cézar Zílio disse que o rebanho – formado por animais de idades diversas – foi adquirido por Nadaf por sua intermediação, uma vez que também atuava como pecuarista na época.

O gado, conforme o depoimento, foi mantido no pasto das propriedades de Zilio, sendo que as despesas eram arcadas com a venda de parte dos animais.

“Com o propósito de ocultar estes bens, a transação foi toda realizada de forma clandestina, sem emissão das respectivas notas fiscais de venda e, sem registrar a aquisição e propriedade no órgão competente e na Receita Federal”, contou.

Com o propósito de ocultar estes bens, a transação foi toda realizada de forma clandestina, sem emissão das respectivas notas fiscais de venda

Zílio ainda contou que, nos dias em que ficou detido no Centro de Custódia da Capital, Nadaf o orientou a mentir à Polícia sobre o gado e dizer que todo o rebanho já havia sido vendido.

Nadaf confessa compra

Nadaf chegou a admitir, em depoimento prestado na 3ª fase da Sodoma, que havia pagado o gado com cheques emitidos pelo empresário João Batista Rosa, cujo depoimento originou as investigações.

No entanto, ele negou que os cheques foram recebidos a título de propina e justificou que recebeu tais valores de João Batista pela prestação de assessoria empresarial, por meio de sua empresa, a NBC Consultoria.

O ex-secretário ainda afirmou que havia adquirido apenas 400 cabeças de gado, e não 1,2 mil.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/421238/visualizar/