Paciente quebra dedo de médica em MT após não conseguir medicamento Médica negou dar receita de remédio controlado à paciente em Sinop. Profissional da saúde foi atendida e deve passar por cirurgia em breve
Uma paciente quebrou um dos dedos da mão de uma médica em uma unidade de Pronto Atendimento em Sinop, a 503 km de Cuiabá, após não conseguir prescrição de um medicamento. A mulher tentava convencer a médica a receitar um remédio controlado sem antes passar por uma avaliação médico. Ao negar, a médica foi agredida e teve o dedo quebrado.
Segundo o secretário municipal de saúde, Manoelito Rodrigues, a médica teve o dedo médio fraturado e deve passar por uma cirurgia.
A paciente que mora no Jardim Vitória Régia, tentava conseguir receita médica para utilizar Fenobarbital, um medicamento de uso controlado, anti-convulsivante, utilizado para o tratamento de problemas neurológicos.
A médica tentou convencer a paciente de que só poderia prescrever o medicamento, após uma avaliação profissional. A doutora fazia o atendimento de gestantes e pediu que a paciente aguardasse para passar pela avaliação e recebe a receita, caso precisasse do medicamento.Ao negar a receita sem avaliação, a médica passou a ser agredida pela paciente, que usou o prontuário para bater na mão da profissisonal.
"Esse é um problema frequente, mais comum do que se imagina, e que muitas vezes fica em silêncio. O que ocorreu com a médica aquifoi um caso extremo, mas existem muitos outros em que a agressão é verbal e psicológica", afirmou o secretário municipal de saúde.
Ainda segundo o Rodrigues, um boletim de ocorrência foi registrado contra a moradora. A médica faz parte da rede municipal e também faz plantões na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Após a confusão, a paciente foi encaminhada para outra unidade, passou pela avaliação e recebeu o receituário para o remédio de uso controlado.
Comentários