Conheça estranhas criaturas que vivem nas profundezas do Pacífico A Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico, chega a 11.000 metros de profundidade e abriga grande variedade de vida marinha
Uma equipe de biólogos da Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês), órgão dos Estados Unidos, finalizou na última semana uma pesquisa de três meses nas profundezas do Oceano Pacífico. Os estudos daOkeanos Explorer revelaram incríveis imagens de animais que vivem na Fossa das Marianas, um dos locais mais misteriosos do planeta.
A Fossa das Marianas está localizada no Oceano Pacífico, a Leste das Ilhas Marianas. Mede mais de 2.550 quilômetros de comprimento e 69 quilômetros de largura e chegando a uma profundidade de 11.000 metros.
Leia também:
Descoberto animal marinho que viveu há 480 milhões de anos
“Animais marinhos de regiões tropicais correm maior risco de extinção”
Missão – Para desvendar os mistérios do local, a equipe de pesquisadores da NOAA iniciou em abril uma missão em três etapas. A bordo de um navio, eles utilizaram um tipo de sonar que gera imagens de alta resolução do fundo do mar. Quando uma anomalia era encontrada, os biólogos enviavam aparelhos operados remotamente para explorar a região, capturando imagens dos animais.
A missão busca aprimorar os conhecimentos sobre essas áreas pouco conhecidas. Segundo a NOAA, as informações obtidas pela equipe farão parte de um banco de dados para auxiliar o governo e pesquisadores a proteger a Fossa das Marianas e seu ecossistema. Entre os animais registrados na missão estão uma água-viva vista a 3.700 metros de profundidade, uma provável nova espécie de enguia e, pela primeira vez, um “peixe-fantasma” vivo.
Confira abaixo as bizarras criaturas marinhas que vivem na Fossa das Marianas:
- zoom_out_map
8/8Dois minúsculos crustáceos também foram capturados pela equipe de pesquisadores da NOAA, em 2 de julho. (NOAA Office of Ocean Exploration and Research)
- zoom_out_map
1/8A água-viva com tentáculos longos e curtos foi vista flutuando a uma profundidade de aproximadamente 3.700 metros em 24 de abril. A criatura estava em um local chamado "Enigma Seamount", na Fossa das Marianas. (NOAA Office of Ocean Exploration and Research)
Comentários