Eleições 2016/Lucas
Pivetta ainda não sabe se vai à reeleição Prefeito de Lucas tem certeza de que em caso de candidatura novamente fará dobradinha com seu vice-prefeito Miguel Vaz
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Olavo Pivetta (PSB) ainda não sabe (e se sabe não revela) se será ou não candidato à reeleição. Mesmo nessa condição Pivetta tem certeza que em caso de candidatura novamente fará dobradinha com seu vice-prefeito Miguel Vaz (PPS).
Pivetta é uma mistura de empresário e político imprevisível, costuma tomar rápidas demoradas, amadurecidas, mas ao mesmo tempo, não economiza velocidade quando sente que precisa ganhar tempo. Sobre candidatura à reeleição ele é cauteloso e desconversa, mas mesmo assim deixou escapar que gostou da redução do tempo de campanha, “pra quem exerce mandato executivo isso é bom, porque a gente pode manter dedicação exclusiva ao que faz”, observa.
Quanto à decisão, Pivetta diz que ela somente se tornará pública no próximo dia 5, data da convenção de seu partido. Sobre Vaz, seu companheiro de chapa, diz que os dois estão afiados e afinados.
Pivetta conquistou a prefeitura pela primeira vez em 1996. Quatro anos depois foi reeleito. Em 2005, por um curto período foi secretário de Desenvolvimento Rural no governo de Blairo Maggi. Um ano depois chegou à Assembleia Legislativa pelo PDT, partido pelo qual em 2010 foi companheiro de chapa de Mauro Mendes (PSB) na eleição ao governo vencida em primeiro turno pelo peemedebista Silval Barbosa. Em 2012, também pelo PDT, Pivetta venceu a eleição para prefeito com 54,57% da votação (13.587 votos). Neste ano, ele assinou ficha de filiação ao PSB.
Pivetta tem boa avaliação popular nas pesquisas e recebeu vários prêmios por seu desempenho administrativo. Sua gestão é considerada modelo. Lucas tem as melhores escolas públicas mato-grossenses, a cidade é totalmente pavimentada e o município se dá ao luxo de contar com 30 quilômetros de rodovias municipais pavimentadas, as Agroestradas.
Pela maneira como conduz a prefeitura Pivetta é considerado “tocador de obras”, mas ainda assim as eleições em Lucas são muito disputadas. Uma das razões para tanto é o aumento populacional, que mantém o eleitorado em permanente ebulição. Hoje o município tem 38.384 eleitores. Na eleição em 2012 esse número não foi além de 31.763 e, portanto houve uma explosão de crescimento de 17,25%. O eleitorado novo em sua essência é formado por moradores recém-chegados, que desconhecem a política local e a trajetória administrativa de Pivetta.
Lucas é o segundo maior município de Mato Grosso administrado pelo PSB. O maior é Cuiabá, onde o prefeito Mauro Mendes também não definiu se será ou não candidato à reeleição. Mendes, a exemplo de Otaviano Pivetta, corre contra o relógio e na sexta-feira pediu prazo até esta semana para decidir se entrará na disputa por novo mandato.
Comentários