Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 03 de Agosto de 2016 às 09:27
Por: Do G1 - MT

    Imprimir


Praia Rota do Sol em Nortelândia mais uma vez recebe selo positivo da SEMA
Praia Rota do Sol em Nortelândia mais uma vez recebe selo positivo da SEMA

Dois locais de banho frequentados por moradores foram considerados impróprios, segundo o relatório de balneabilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). O estudo, divulgado nesta terça-feira (2), mostra que o Rio Cuiabá foi apontado como inadequado para banho nos trechos da comunidade de São Gonçalo da Beira Rio, impróprio desde 2007, e na comunidade de Bonsucesso em Várzea Grande (região metropolitana) impróprio desde 2003.

De acordo com a Sema, foram feitas cinco amostragens em 21 trechos de rios mato-grossenses localizadas em nove municípios entre os dias 20 de junho e 15 de julho. O estudo levou em consideração fatores de risco à saúde humana: a quantidade de coliformes fecais; a incidência elevada ou anormal de enfermidades transmissíveis por via hídrica, indicadas pelas autoridades sanitárias; a presença de resíduos sólidos ou líquidos, como esgotos sanitários; o nível de PH.

Os fatores são estabelecidos em uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

saiba mais

Dos 21 locais analisados, 19 foram classificados como próprios para lazer e banho. São considerados ‘excelentes' para banhistas: os rios Coxipó Açu (Cuiabá); Rio Cuiabá, nos trechos da Passagem da Conceição (Várzea Grande), da Praia das Embaúbas (Rosário Oeste), da Praia do Pari (Cuiabá); Rio Bugres (Barra do Bugres); Cachoeirinha, no trecho da Cachoeira dos Namorados (Chapada dos Guimarães); Lago do Manso, no trecho do Condomínio Portal das Águas (Chapada dos Guimarães) e o Rio Santana na Praia Nortefly (Nortelândia).

Dois trechos do Rio Paraguai foram inseridos na campanha de balneabilidade deste ano: os pontos da Usina (Rio Paraguai), localizada no município de Diamantino, e o trecho do Catira, em Alto Paraguai. Os locais apresentaram condição própria para banho e receberam a classificação ‘excelente’ e ‘muito boa’, respectivamente.

Estão também na categoria ‘muito boa’ os rios Coxipó, nos trechos da Ponte de Ferro e da Comunidade do Coxipó do Ouro (Cuiabá), Rio Claro (Cuiabá), Rio da Casca, no ponto da Cachoeirinha da Martinha (Chapada dos Guimarães), Rio Paraguai (Barra do Bugres). Já o trecho ‘satisfatório’ para banhistas são: Mutuca (Rio Mutuca), Praia de Santo Antônio (Rio Cuiabá), Praia das Veredas (Rio Cuiabá) e Cachoeirinha (Rio Cachoeirinha).

Conforme a Sema, o lançamento de lixo e esgoto sanitário agrava a situação desses trechos inadequados para banho. A secretaria orienta a população a não fazer uso desses trechos do rio porque eles aumentam a possibilidade do banhista contrair doenças, como hepatite, febre tifoide, gastroenterite, doenças da pele e outras.

Em 2015 os trechos do Rio Bugre e do Rio Paraguai, que passam em Barra do Bugres, foram considerados impróprios para banho, mas neste ano houve uma melhoria na qualidade da água e os rios estão aptos para uso da população.

Nos últimos dois anos houve uma tendência de piora geral na qualidade da água, principalmente nos rios da região hidrográfica do Paraguai e Araguaia-Tocantins e por isso é importante realizar práticas sustentáveis voltadas à preservação da natureza.

O monitoramento da balneabilidade das praias começou em 1995, com a implantação dos pontos de coleta. As praias escolhidas para o monitoramento sofreram alteração de um ano para o outro. Em 1995, foram avaliadas apenas quatro praias e esse número chegou a ser de 32 em 2004. A avaliação foi interrompida apenas nos anos de 1996, 1997 e 2013.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/421728/visualizar/