Tangará da Serra
Incêndio em aldeia queima canos e deixa índios sem água em MT Chamas já destruíram mais de 500 hectares na aldeia indígena Formoso. Fogo queimou os canos de sistema que abastece três aldeias.
Um incêndio já destruiu mais de 500 hectares da Aldeia Indígena Formoso, em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, e deixou os índios da etnia Pareci, que vivem na região, sem água. Brigadistas tentam controlar o fogo há alguns dias. Dos três focos de incêndio, só um foi controlado até agora.
A aldeia fica num local de difícil acesso. O abastecimento de água da metade da aldeia está comprometido.
Os canos foram derretidos e, por isso, 150 indígenas que vivem na área estão sem água há três dias. "[O encanamento] foi instalado antes do fogo chegar por aqui. Esse sistema de abastemcimento atende três aldeias", disse Geovane Kezomae Kenaece, líder indígena da aldeia.
Não chove desde abril na área onde ocorre o incêndio e a vegetação seca tem contribuído com o alastramento do fogo. As chamas chegaram bem perto da aldeia e deixaram os índios com medo. E, agora, a fumaça compromete a saúde dos moradores. "Meu cunhado passou mal com essa fumaça", disse uma índia, que vive no local.
A Aldeia Formoso tem 19 mil hectares. Por causa da velocidade do vento, em questão de minutos, o fogo vão destruindo a área e os animais. "Conseguimos ver uma serpente, que conseguiu se salvar e o restante dos animais vão recuando para perto dos rios", disse um brigadista.
Bombeiros de Tangará da Serra e de Cuiabá devem ser encaminhados até a região para ajudar os brigadistas a apagar o incêndio.
Comentários