Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 13 de Agosto de 2016 às 08:34
Por: Eduardo Gomes - Diário de Cuiabá

    Imprimir


Em Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), alegando razões de ordem familiar, retirou seu nome da disputa
Em Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), alegando razões de ordem familiar, retirou seu nome da disputa

Em Mato Grosso, 20 prefeitos em primeiro mandato não disputam a reeleição e nenhum está enquadrado na lista suja do Tribunal de Contas da União (TCU). A desistência abrange Cuiabá, o maior, e Araguainha, o menor município, além de importantes cidades.

Em Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), alegando razões de ordem familiar, retirou seu nome da disputa e seu grupo político o substituiu lançando o deputado estadual e ex-prefeito tucano Wilson Santos. Em Araguainha, município com 976 habitantes e 954 eleitores, a prefeita Maria José das Graças, a Zezé do Osmari (PR), 64 anos, desistiu da disputa; ela não justificou sua ausência na eleição, mas seu marido e ex-prefeito Osmari Cezar diz que foi por “canseira e idade”.

Donizete Barbosa do Nascimento (PSDB) diz que não se apaixonou pelo cargo de prefeito e por isso não disputará a reeleição em Pontes e Lacerda. Donizete administra um dos raros municípios mato-grossenses com as finanças arredondadas e sabe que suas decisões podem interferir para melhor ou pior na vida das pessoas. “Penso muito antes de agir”, observa com o sotaque que trouxe consigo do Triângulo Mineiro. A descrença da população na classe política o levou a refletir sobre se compensaria ou não continuar na vida pública e a avaliação mostrou que não. Além disso, ele reclama da sistemática criminalização coletiva pelos órgãos internos e externos de controle, a exemplo das câmaras municipais, Ministério Público, tribunais de contas, Controladoria-Geral da União e outros. À espera do dia de entregar a chave da prefeitura, Donizete jura que não mais subirá a palanque. “Não terei recaída, pode escrever”, resume.

Em Colíder, o prefeito e ex-deputado estadual Nilson Santos (PSDB) se diz desencantado com o quadro político nacional, mato-grossense e em seu município, e que se entrasse na disputa não conseguiria levar adiante seu projeto administrativo.

Numa composição política o tucano Carlos Roberto da Costa, o Nezinho, abriu mão da tentativa de reeleição em Nossa Senhora do Livramento para apoiar a correligionária Maria Aparecida Botelho, que encabeça uma chapa partidária com o ex-prefeito Chico Monteiro de vice.

Em Juara, desde o final de 2015, o prefeito Edson Piovesan anunciava que não seria candidato. Piovesan chegou à prefeitura numa eleição suplementar, pelo PPS, mas para reforçar seu posicionamento de ficar fora da disputa desfiliou-se, ato que o tornou inelegível.

Cristóvão Masson (PSDB), prefeito de Nova Olímpia, preferiu não disputar a reeleição. Segundo ele, é muito difícil administrar município sem receita suficiente e que depende de convênios, repasses constitucionais e emendas parlamentares. Recentemente, Masson chegou a propor a redução do funcionamento de sua unidade de saúde, “para economizar”. O prefeito é irmão do deputado estadual e seu correligionário Saturnino Masson.

Jerônimo Samita Maia Neto (PSDB), prefeito de Alto Araguaia em quarto mandato, cansou-se. Anunciou que desce do palanque para viver mais a família. Seu vice-prefeito Américo Alves Pereira Filho (PSD) também não disputará mandato; Pereira Filho é irmão do ex-deputado federal Homero Pereira, já falecido.

Ademir Gaspar de Lima (PR) preferiu abrir mão da candidatura à reeleição em Jaciara para apoiar Andreia Russi (PSB), que é mulher do deputado estadual Maxi Russi, do mesmo partido.

Osvaldo Evaldo Diehl (PSD), prefeito de Canarana em segundo mandato intercalado, desistiu de tentar o terceiro e sua administração sofre duras críticas. Diehl, aos 72 anos, é um dos prefeitos mais velhos de Mato Grosso.

Em Tapurah, o prefeito Luiz Umberto Eickhoff não tentará a reeleição. Sua decisão é motivada por razões familiares e ele a comunicou ao governador e correligionário Pedro Taques.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/421947/visualizar/