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Sábado - 13 de Agosto de 2016 às 09:40
Por: Aline Almeida - Diário de Cuiabá

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Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado realizada no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande mostra a insatisfação dos usuários em relação ao serviço. As maiores reclamações são referentes à idade avançada da frota; ao não cumprimento dos horários dos carros nas linhas ofertadas; e à falta de segurança e de ar condicionado. No quesito segurança, 28% dos passageiros entrevistados apontam que já foram assaltados nos pontos de ônibus e terminais, nos últimos dois anos.

Outro problema detectado é que Cuiabá perde aproximadamente R$ 2,5 milhões ao ano devido aos usuários que não pagam passagem, somente em relação a evasões. Ou seja, passageiros que entram pelas portas traseiras ou aqueles que utilizam de forma irregular os cartões de gratuidade. O levantamento apontou que caso das gratuidades, Cuiabá tem um índice de 34.1% de usuários com gratuidades, enquanto a média nacional costuma ser de 22 %. Para evitar essas fraudes o TCE deverá recomendar que seja feito um recadastramento.

O levantamento é da Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso realizado nos últimos quatro meses. Entre os itens avaliados estão o gerenciamento da oferta e demanda do sistema de transporte, o acompanhamento do desempenho das empresas, o controle de arrecadação e remuneração das empresas que operam o sistema e a avaliação da qualidade dos serviços tais como frota, terminais e pontos de ônibus.

Quanto ao relacionamento das empresas com os usuários, a comunicação segundo a pesquisa ainda é muito deficiente. Os auditores apontaram que 70% dos entrevistados não conhecem os meios de comunicação para reclamação.

O relatório será encaminhado aos gestores municipais para que possam fazer a defesa em 15 dias e encaminhar ao TCE.





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