Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 23 de Agosto de 2016 às 08:11
Por: Do G1 - MT

    Imprimir


(Foto: Divulgação/Ciopaer)
Flagrante foi feito enquando suspetios embarcavam com pescado irregular
Flagrante foi feito enquando suspetios embarcavam com pescado irregular

Presos no Pantanal com 211 kg de pescado e carne de jacaré no sábado (20), quatro turistas de Minas Gerais devem pagar multa de pouco mais de R$ 135 mil pelos crimes ambientais de pesca ilegal e transporte ilegal do pescado, segundo a Polícia Ambiental de Mato Grosso. Os quatro tentavam transportar o pescado em um avião quando foram flagrados. Além da multa, a polícia apreendeu a aeronave e determinou pagamento de fiança no valor de um salário mínimo para cada um.


Entre os presos está o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Paulo Mendes Álvares, que alegou não saber que entre o pescado havia carne de jacaré e de dourado, cujas capturas são proibidas.

Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Paulo Mendes Álvares (Foto: Reprodução/TVCA)Desembargador aposentado do TJMG Paulo
Mendes Álvares (Foto: Reprodução/TVCA)

Além do desembargador, a polícia prendeu outros dois empresários e um advogado. Eles seguiriam para Belo Horizonte, onde moram, em um avião bimotor, que, segundo a Polícia Ambiental, pertence ao advogado preso.

O piloto e o copiloto foram detidos, mas liberados em seguida, após a polícia entender que eles apenas estavam trabalhando para atender aos turistas.

De acordo com o delegado Olímpio da Cunha Fernandes, da Polícia Civil, os presos disseram que estavam de férias e admitiram que estavam pescando na região. “Eles alegaram que foi um descuido por parte deles e que não sabiam que algumas espécies eram proibidas de serem pescadas”, disse.

Ainda segundo o delegado, eles relataram que receberam alguns exemplares de ribeirinhos. Em depoimento, os quatro disseram que já pescaram outras vezes no Pantanal.

Flagrante
O flagrante foi feito por uma equipe de policiais da Polícia Ambiental e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que sobrevoou o local, conhecido como Ilha Camargo, que é de difícil acesso.

Carnes de peixe e de jacaré foram apreendidas dentro de avião no Pantanal (Foto: Divulgação/Ciopaer)Entre as espécies apreendidas está o dourado, cuja pesca é proibida (Foto: Divulgação/Ciopaer)


O pescado foi apreendido quando parte já estava dentro de um avião bimotor numa pista na região de Porto Jofre. A pista fica ao lado de um rio. As embarcações que levaram o pescado ainda estavam no local.

O setor de inteligência da Polícia Ambiental já vinha apurando uma denúncia de pesca predatória naquela localidade há aproximadamente dois meses.

Dourado
A pesca do dourado é totalmente proibida em qualquer época do ano e a caça de animal silvestre é proibida. E, apesar de não ser período de defeso, o pescador amador só pode pescar 5 quilos de pescado por vez, o que não aconteceu. Além disso, eles foram flagrados com pintados, barbados, piranhas, cacharas e um dourado, todos fora da medida permitida, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/422114/visualizar/