Professora elimina a lição de casa em escola americana Em um bilhete entregue aos pais, Brandy Young afirmou que vai "tentar algo novo" e que o tempo livre deve ser usado para outras atividades
Uma turma de alunos da segunda série de uma escola americana não precisará fazer lição de casa durante todo o ano letivo. No início do ano, a professora Brandy Young, que dá aulas na escola pública de ensino fundamental de Godley, no Texas, entregou um bilhete aos pais dos estudantes afirmando que está “tentando algo novo” e que não passará lições de casa.
“As lições de casa serão apenas as que os estudantes não terminaram durante o dia. As pesquisas não conseguiram provar que a lição de casa melhora o desempenho dos alunos”, escreveu a professora em sua mensagem. “Em vez disso, peço a vocês que passem suas noites fazendo coisas que comprovadamente estão relacionadas ao sucesso estudantil. Façam jantares em família, leiam juntos, brinquem ao ar livre e coloquem seus filhos na cama mais cedo.”
O novo método foi discutido pela professora em uma reunião com os pais, no início das aulas, quando entregou o bilhete. Samantha Gallagher, mãe de Brooke, uma das alunas de Brandy, afirmou ao canal americano CNN que ela e o marido gostaram da iniciativa. “Brooke teve lições de casa desde a pré-escola. A ideia de não ter mais tarefas deixou minha filha extremamente feliz”, contou Samantha.
Novo método
Não está comprovado, entretanto, que as lições escolares feitas em casa não auxiliam no sucesso escolar dos alunos.
Um estudo publicado no ano passado no periódico The American Journal of Family Therapy indica que os alunos americanos do ensino fundamental recebem até três vezes mais lições de casa que o recomendado pela Associação Nacional da Educação, órgão responsável por estabelecer os parâmetros de ensino nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, o stress devido a essa quantidade excessiva pode ser prejudicial aos estudos.
Contudo, outros estudos mostram que as lições de casa ajudam os alunos a aprender. Uma pesquisa publicada em 2012 afirma que há relação entre a lição de casa e o bom desempenho em testes de conhecimento. Outro estudo, de 2006, revela que a lição de casa tem um efeito positivo no aprendizado, principalmente nas séries finais do ensino fundamental e médio.
Comentários