Após o empate contra o Grêmio no último final de semana, o Palmeiras caiu para a 18ª colocação do Campeonato Brasileiro e viu sua situação em relação ao rebaixamento para a Série B piorar. Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o time comandado por Luiz Felipe Scolari tem 80% de chances de cair para a Segunda Divisão.
De acordo com as estatísticas viabilizadas por Garcia, o Figueirense, último colocado no Brasileiro, com 15 pontos, é a equipe com maior tendência a cair para a Segunda Divisão, com 90%. O Atlético-GO, vice-lanterna, com 16 pontos, aparece no segundo lugar, com 81% de chances de rebaixamento.
O Palmeiras soma 17 pontos e aparece como o terceiro colocado na lista do matemático, seguido por Sport, com 69% de chances de degola, Coritiba, 24%, e Bahia, 23%.
As estatísticas levam em conta os jogos que as equipes têm pela frente, o retrospecto dos adversários no Nacional e o desempenho dentro ou fora de casa de cada equipe nos confrontos.
O aproveitamento das equipes na zona de rebaixamento após 21 rodadas é bastante baixo em relação aos anos anteriores. O Sport, 17º colocado, soma 19 pontos, enquanto os times na mesma posição em 2011, 2010 e 2009 somavam 24, 23 e 22 pontos, respectivamente, à mesma altura da competição.
Apesar do fraco desempenho dos times na zona da degola, Tristão acredita que a pontuação de corte deva ser alta ao final do Brasileiro. "Faltando tantos jogos para o final do Campeonato Brasileiro, não é seguro pensar abaixo dos 46 pontos para escapar do rebaixamento", afirmou Garcia ao Terra.
Comentários