Nova Mesa da Assembleia de MT será eleita hoje
A Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira (1º) a eleição para a mesa diretora que vai eleger para o biênio 2017/2018 o presidente do Legislativo. Pelas articulações dos últimos meses que culminou em um consenso nos últimos dias, o deputado estadual Eduardo Botelho (PSB) será eleito presidente do Legislativo, enquanto o atual chefe do Parlamento, deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), vai compor a primeira-secretária, cargo considerado de prestígio, pois permite ordenar despesas de um poder com orçamento superior a R$ 400 milhões anuais.
Nos últimos dias, houve uma movimentação de um grupo de sete deputados independentes e de oposição que buscaram montar uma chapa alternativa para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
Porém, o grupo contava com a adesão do deputado estadual Ondonir Bortolini, o Nininho, que ameaçou se rebelar com o grupo governista se não viesse a compor a primeira vice-presidência, função que já foi acordada para ser cumprida pelo deputado Gilmar Fabris (PSD).
Nininho chegou a reivindicar ainda a segunda vice-presidência. Porém, o grupo da situação não abre mão da indicação do deputado estadual Max Russi (PSB), mas as conversas ainda prosseguiam até o final da tarde de ontem.
Diante disso, o grupo formado pelos deputados Zeca Viana (PDT), Janaína Riva (PMDB), Emanuel Pinheiro (PMDB), Silvano Amaral (PMDB), Sebastião Rezende (PSC), Pery Taborelli (PSC) e José Carlos do Pátio (SD), se vê obrigado a recuar, pois não consegue, sem o número mínimo de oito componentes, montar uma chapa para disputar a eleição da Mesa Diretora.
Para garantir uma única chapa de consenso, a base governista busca atrair parlamentares da oposição para compor a Mesa Diretora e assim formar uma chapa de consenso. O PMDB é o alvo. A deputada estadual Janaína Riva resiste a aceitar o convite.
Nos bastidores, se comenta que o deputado Silvano Amaral (PMDB) está disposto a ser indicado o segundo vice-presidente da mesa diretora. (RC)
Comentários