Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 21 de Setembro de 2016 às 17:59
Por: Lislaine dos Anjos Do G1 MT

    Imprimir


(Foto: Marcos Lopes/ALMT)
Deputado Valdir Barranco, que tomou posse na ALMT
Deputado Valdir Barranco, que tomou posse na ALMT

O ex-prefeito de Nova Bandeirantes, a 980 km de Cuiabá, e ex-superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Valdir Barranco (PT), tomou posse, nesta quarta-feira (21), como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Mato Grosso(ALMT). Ele assumiu a vaga que, até então, era ocupada pelo coronel da Polícia Militar, Pery Taborelli (PSC).

Barranco teve o registro de candidatura a deputado estadual deferido pelo ministro Luiz Fux, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) realizou, no último dia 12, a recontagem dos votos obtidos pelos candidatos a deputado estadual. Com essa medida, Barranco se elegeu com 19.227 votos e foi diplomado como deputado estadual na manhã de hoje, durante sessão no TRE-MT.

O ex-prefeito disputou a vaga nas eleições de 2014, mas não pode assumir após ter a candidatura impugnada pelo TRE-MT devido às contas do período em que foi prefeito de Nova Bandeirantes terem sido reprovadas pela Câmara de Vereadores daquele município e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Ao G1, Barranco afirmou que, com a sua diplomação, “a justiça foi feita”. “Estou muito feliz por ter travado uma luta que fez com que a justiça fosse reparada. Meu impedimento de não poder tomar posse era inexplicável porque as minhas contas, quando era prefeito, foram reprovadas por perseguição de cinco vereadores”, disse.

Impugnação
Conforme o TRE-MT, foram feitos três pedidos de impugnação da candidatura de Barrando nas eleições de 2014, sendo duas protocoladas pela Procuradoria Regional Eleitoral e uma pela coligação “Coragem e Atitude pra Mudar”, do então candidato Pery Taborelli. Nos requerimentos, foi alegado que Barranco estava inelegível por ter praticado atos de improbidade administrativa, nos anos de 2007, 2008 e 2009, quando era prefeito.

Valdir Barranco entrou com diversos recursos para assumir a vaga na ALMT, até que, no dia 17 de agosto, o Ministro Luiz Fux, em decisão monocrática, acolheu o recurso e deferiu o registro de candidatura. Apesar de Taborelli ter recorrido ao TSE contra a decisão do ministro, o recurso ainda não foi julgado e não tem efeito suspensivo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/422371/visualizar/