Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 14 de Outubro de 2016 às 12:08
Por: Veja.com

    Imprimir


O horário de verão é adotado no Brasil desde 1931. Em dez anos, a redução média da demanda por energia foi de 4,5% (iStockphoto/Getty Images)
O horário de verão é adotado no Brasil desde 1931. Em dez anos, a redução média da demanda por energia foi de 4,5% (iStockphoto/Getty Images)

O horário de verão no Brasil começa neste domingo, 16 de outubro. Em três regiões do Brasil – Sul, Sudeste e Centro-Oeste – os moradores devem adiantar, a partir da zero hora deste sábado, o relógio em uma hora.

Um dos objetivos da medida é aumentar o período de uso de luz solar e economizar energia, das 18 horas às 21 horas, horário considerado de maior demanda da carga elétrica.

Até 19 de fevereiro de 2017, data do término do horário de verão, o governo federal acredita que 147,5 milhões de reais serão economizados pelo país.

O horário de verão é adotado no Brasil desde 1931, com alguns intervalos entre os anos. Com a proposta, a redução média da demanda por energia no período de pico, na última década, chegou a 4,5% e uma economia absoluta do governo de 0,5%. O risco de acontecer apagões nas cidades brasileiras também é menor, pois há uma redução no volume de energia nas subestações, nos sistemas de distribuição e nas linhas de transmissão.

Essa mudança de horário e de iluminação pode acarretar alguns problemas no organismo, principalmente de sono e metabolismo. Segundo especialistas, a adaptação do corpo com o novo horário demora de cinco a sete dias.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/422433/visualizar/