Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 21 de Outubro de 2016 às 21:57
Por: Laíse Lucatelli/Olhar Direto

    Imprimir


O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), prepara um novo concurso público que deve ser anunciado antes do fim da sua gestão, que se encerra em 31 de janeiro de 2017. No certame, serão abertas vagas para auditores e controladores. A ideia é deixar tudo pronto para que o próximo presidente, Eduardo Botelho (PSB), realize o concurso.

“Estou trabalhando nesse concurso. Depende de recursos financeiros para fazer novas contratações, e estamos finalizando o estudo sobre isso. Devo entregar a minha gestão com data e quantidade de vagas para o Botelho fazer o concurso”, disse Maluf, em entrevista ao Olhar Direto, durante visita à sede do site, nesta sexta-feira (21).

A intenção é reforçar o papel da Casa de Leis como no controle externo, para fiscalizar a atuação do Poder Executivo Estadual. “A ideia é melhorar gestão interna da casa e ajudar no controle externo. Institucionalmente, o Tribunal de Contas (TCE) que faz isso. Mas a Assembleia precisa recuperar um pouco esse poder de fiscalização, até para poder subsidiar as nossas CPIs. Tem que avançar nessa área e fiscalizar o Governo do Estado”, explicou ele.

Além disso, o tucano quer montar um quadro de auditores capacitados para atuarem nas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI), de modo a não depender mais de cessão de servidores por parte de outros órgãos, nem precisar gastar tanto com contratação de pessoal para essas comissões.

Uma das polêmicas na Assembleia no ano passado foi a contratação da CSL Consultoria e Assessoria Ltda ME, por dispensa de licitação, pelo valor de R$ 973 mil, para atender a CPI das Obras da Copa. Após a repercussão negativa, o contrato foi rescindido, e um convênio foi firmado com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) para atender a todas as CPIs da Casa, a um valor máximo de R$ 20 milhões.

O último concurso da Assembleia foi realizado em 2013, para 430 vagas, sendo 262 para cadastro de reserva, para cargos de nível médio, superior e procurador legislativo. Mais de 32 mil pessoas disputaram as vagas do certame realizado pela Fundação Getúlio Vargas. O prazo para nomeações de aprovados se encerrou este ano.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/422470/visualizar/