Agentes da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) flagraram mais de 500 metros cúbicos de madeira derrubados sem autorização dos órgãos ambientais durante uma operação que começou na semana passada em União do Sul, a 719 quilômetros de Cuiabá. Conforme a polícia, duas pessoas foram autuadas e máquinas apreendidas. Um dos detidos é um homem que estava dirigindo um trator no momento do flagrante. A equipe deve permanecer na região até esta terça-feira (4).
Também foi preso um dos empreiteiros, responsáveis por comprar madeiras, contratar pessoas para desmatar e colocar os tratores na floresta para transportar clandestinamente a madeira. De acordo com a Polícia Civil, foram retirados mais de 21 caminhões carregados de toras de madeira. As madeiras apreendidas estão sendo armazenadas no depósito de uma serraria em Claúdia, a 620 quilômetros da capital, e estão sob a custódia da prefeitura municipal.
Foram apreendidos dois tratores, três motosserras, um gerador de energia, um compressor de ar e um veículo utilitário. Conforme o delegado titular da Dema, Carlos Fernando Cunha, a equipe se deslocou até a região para averiguar denúncias de desmatamento ilegal. “Chegamos aqui para começar a investigação, para conhecer a área, mas está tão evidente a prática criminosa que tivemos que agir”, pontuou.
Segundo ele, empreiteiro vai responder por furto qualificado de madeira, além de crimes ambientais por armazenar e transportar produto florestal sem licença, usar motosserra sem licença e extrair, cortar e danificar a vegetação em propriedade particular sem licença do órgão ambiental. Já o tratorista vai responder por furto qualificado continuado e extração de madeira em propriedade particular, sem licença do órgão ambiental.
Comentários